Como controlar colesterol alto durante a gestação

O colesterol é uma espécie de gordura presente no sangue. Ele desempenha e participa de inúmeras funções, dentre as quais produção de hormônios e vitamina D. Por outro lado, se presente em níveis altos demais, é extremamente prejudicial, especialmente na gestação.

O risco aumenta durante a gestação

Os níveis de colesterol aumentam naturalmente durante a gravidez, em torno de 30% a 50%. Isso porque a mulher precisa de mais energia para suas atividades: produzir progesterona, alimentar seu bebê que está crescendo dentro do útero, se recuperar do parto. Apesar do aumento natural, a mulher precisa ficar de olho, pois se os níveis não estiverem controlados o perigo é que a mulher desenvolva hipertensão e corra o risco de ter um acidente cardiovascular. Além disso, o bebê pode apresentar acumulo de gordura em seus vasos quando crescer.

Leia ainda: Meu bebê ronca, isso é normal?

O segredo está na alimentação

Segundo nutricionistas, o segredo para manter o colesterol controlado está na alimentação, que deve ser saudável e rica em alimentos que dificultam a adsorção da gordura, como os ricos em fibras e em vitamina C.

Por outro lado, investir em alimentos que aumentam o bom colesterol também é uma boa ideia, eles são os ricos em ômega 3, como atum, salmão, bacalhau, semente de linhaça, espinafre, couve, azeite de oliva extra virgem, dentre outros.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O preparo dos alimentos

Não basta escolher um cardápio saudável, é necessário prepará-los de maneira adequada. Evite frituras. Ao invés disso, faça assados, grelhados ou cozidos.

Atividades físicas

Quando se fala em vida saudável e qualidade de vida, a alimentação equilibrada deve ser combinada com exercícios físicos. Existem muitas atividades leves que podem ser praticadas pelas gestantes e que reduzem o colesterol ruim e elevam as taxas do bom colesterol. As gravidas devem consultar seus médicos para verificar quais atividades são permitidas e mais adequadas.