Dicas para se livrar da tristeza durante a gestação

As inúmeras alterações provocadas pela gestação podem afetar o estado psicológico da gestante. São enjoos, oscilações de humor além de incertezas e ansiedade. Quando estes sintomas não são compreendidos pelo parceiro, a situação pode ainda piorar. Além disso, um estudo científico realizado no Brasil mostrou que muitas gravidas podem ainda sofrer de depressão. Se este momento, que deveria ser vivido com muita alegria e empolgação, não está sendo assim, veja como superar a tristeza e vivê-lo plenamente:

Como afastar a tristeza e a ansiedade na gravidez

A participação do pai

O pai do bebê deve, assim como a mulher, viver plenamente a gestação. É necessário que ele participe de tudo, começando pelas consultas médicas. Nelas, ele vai entender um pouco melhor todas as mudanças vividas pela gestante, inclusive suas oscilações de humor, o que vai aumentar a cumplicidade do casal. Outro ponto importante é manter a vida sexual ativa. Se por um lado a libido da mulher naturalmente diminui, por outro o homem deve tratar a mulher com compreensão e carinho.

Leia ainda: Como criar uma rotina para o bebê dormir

Afaste a ansiedade

Toda gestante tem uma boa dose de ansiedade. Para afastar tudo isso é necessário se manter ocupada em atividades que vão te fazer bem. Algumas sugestões são ioga e pilates. Mas ainda é possível dedicar-se à leitura de livros e a filmes interessantes.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Muita calma no trabalho

Quando as coisas no trabalho não vão bem, a saúde da gestante pode ser muito comprometida. É necessário que o clima na empresa continue tranquilo, pois dilemas e conflitos podem gerar mais tristeza. As empresas precisam compreender este momento das mulheres e ajudá-las no que for necessário.

Depressão

Se a mulher já teve depressão ou possui casos na família, as chances de que desenvolva na gestação são maiores. Por isso, é necessário não descuidar do acompanhamento médico.


  • Add Your Comment

    *