Como aliviar dor nas costas durante gestação

A grande maioria das gestantes sente dor nas costas em algum momento da gravidez. Mas, existem muitas maneiras de amenizar o desconforto e ter dias e noites mais tranquilos. Veja a seguir algumas dicas:

Por que as gravidas sofrem com a dor nas costas?

A dor nas costas na gestação é causada pelo crescimento do útero em combinação com a ação dos hormônios. O crescimento do bebê e da barriga mudam o centro de gravidade da mulher e deixam os músculos da região mais enfraquecidos, fazendo com que a postura muda e com que a coluna seja mais forçada. O papel dos hormônios neste cenário? Eles fazem com que as articulações e ligamentos fiquem menos rígidos, o que causa as dores.

Leia ainda: É normal vazar leite durante a gestação?

Dicas para aliviar as dores nas costas

As dores costumam aparecer ou ficar mais intensas a partir do terceiro trimestre da gestação, quando o útero atinge maiores proporções. Para aliviá-las, seguem nossas dicas:

– Quando for tomar banho, deixa a água quente cair sobre suas costas, isso vai ajudar. Se você tiver uma banheira em casa, tome um banho de água quente e fique alguns instantes relaxando. Outra alternativa é optar pela bolsa de água quente, colocando-a nas costas;

– Cintas de sustentação específicas para gestantes contribuem para a diminuição do incomodo, pois diminuem o peso da barriga e o esforço feito pelas costas;

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

– A hora de dormir costuma ser difícil, pois não há posição confortável. Experimente deitar-se de lado e colocar um travesseiro entre as pernas ou sustentando a barriga;

– Massagens ajudam a afastar a dor e a aliviar o estresse e a tensão. Procure um massagista profissional, ele terá técnicas para aliviar o incomodo. Se preferir, deite de lado e peça para seu companheiro massagear sua região lombar.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário