Dicas para quem deseja engravidar

Muitas vezes a gestação demora para acontecer. Ela nem sempre vem depois que o casal decide ter um bebê. Isso pode ocorrer por vários motivos, mas a programação da gestação é fundamental para que tudo corra bem e aconteça mais rápido. Veja só algumas dicas importantes para quem deseja engravidar:

Controle da ansiedade

A ansiedade nas mulheres que desejam engravidar costuma ser um problema. Elas ficam estressadas e muito preocupadas, querendo que tudo aconteça logo. No entanto, o equilíbrio interior é fundamental. Mulheres muito ansiosas podem se dedicar a algumas praticas que ajudam a relaxar, como o yoga, a terapia corporal ou a terapia com um psicólogo, o que vai ajudar a expressar as angustias, os medos e dúvidas, acabando com a ansiedade.

Leia ainda: Dúvidas sobre os dentinhos do bebê

Foto: lh3.googleusercontent.

Foto: lh3.googleusercontent.

Período fértil feminino

Os casais que estão tentando engravidar devem ficar atentos ao período fértil da mulher, quando as relações sexuais devem acontecer. Para saber quando ele se dá, é válido utilizar o método da tabelinha. As tentativas devem ocorrer no período de três dias antes e três dias depois da ovulação, já que os espermatozóides permanecem no corpo feminino. A ovulação se dá cerca de 14 dias antes de cada menstruação.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é chave para muitas coisas, inclusive para a saúde de quem quer engravidar. As mulheres devem evitar alimentos gordurosos e muito calóricos, incluindo na dieta muitas frutas, legumes e verduras. Se a mulher está acima do peso, uma reeducação alimentar e o emagrecimento podem ajudar bastante.

Outra dica valiosa é suspender álcool e cigarro.

Ácido fólico

A mulher que quer engravidar deve começar, pelo menos três meses antes da concepção, a tomar ácido fólico. Sua falta pode prejudicar a formação do tubo neural do bebê ainda dentro da barriga materna.