Como escolher o médico obstetra ideal para a gestação?

A escolha do médico obstetra é muito importante. É o profissional quem vai acompanhar toda a gestação e cuidar de mãe e bebê durante nove meses. O período requer exames e cuidados específicos, e um bom médico é fundamental para oferecer a orientação correta e garantir a segurança da mulher. Sendo assim, vá além de sortear um dos nomes que seu plano de saúde oferece.

Ginecologista obstetra

Nem todo ginecologista é também obstetra. A obstetrícia é a especialidade capacitada para o acompanhamento da gestação e para a realização do parto. Ginecologistas que não são obstetras costumam dedicar-se a doenças femininas no sistema reprodutor. Sendo assim, mesmo que você já tenha um ginecologista de confiança, verifique se ele é também obstetra.

Leia ainda: Separação durante a gestação

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Peça indicações a amigas e familiares

Consulte suas amigas e também as mulheres de sua família. Certamente as que já tiveram bebês saberão quais profissionais recomendar.

Pesquise na internet

A internet é uma importante ferramenta para saber mais sobre praticamente tudo. Utilize-a para pesquisar mais sobre os profissionais que você conhece e que ouviu falar. Recolha informações sobre formação, especialização e atuações anteriores.

Marque uma primeira consulta

Quando você já tiver um ou mais nomes de médicos bem recomendados, marque uma consulta para conhecer melhor o profissional. A primeira impressão é importante e outro ponto fundamental é a empatia entre médico e paciente. Analise se o tratamento dispensado a você foi atencioso e amistoso, bem como interessado.

Disponibilidade

Durante a gestação, várias dúvidas surgem. Além disso, imprevistos e problemas inesperados também podem acometer as gestantes, que vão precisar de amparo. Para ficar segura nestes momentos, verifique se o médico escolhido estará disponível para te atender 24 horas por dia ou se ele encerra totalmente seu expediente às 18 horas.