Dicas para o bebê pegar a mamadeira rápido

Já é sabido que o ideal é que todos os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. Neste período, não é necessário dar água, suco ou outros tipos de alimento ao bebê.

Entretanto, nem sempre isso acontece. Muitas mães têm dificuldades em amamentar, e, além disso, muitas precisam voltar a trabalhar e precisam de uma opção mesmo que continuem fornecendo leite materno aos seus bebês. Por isso, o uso da mamadeira se torna necessário, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Leia MaisQual a melhor pomada para prevenir assaduras em bebê?

Grande parte dos bebês estranham o novo bico e não aderem ao produto antes de alguma resistência. Mas não se desespere, é possível, com algumas dicas simples, ajudar o seu filho a aceitar a mamadeira mais rapidamente.

Foto: NiniSite

Foto: NiniSite

Antes de mais nada, lembre-se que o bebê pode estar passando por um momento emocionalmente desgastante. Acostumado com o seio da mãe e os seus cuidados em tempo integral, ele pode ter dificuldades em se adaptar a um novo tipo de alimentação e a uma eventual separação da mãe, que precisa trabalhar.

  • Sempre que for possível, dê preferência ao leite materno na mamadeira, retirado por bomba manual ou elétrica ou manualmente. Se tiver que usar fórmula, siga sempre a recomendação do pediatra. Todavia, o problema pode ser a fórmula. Converse com o médico para tentar outro produto e jamais troque a fórmula por conta própria. 
    Foto: Content.time
    Foto: Content.time
  • Existem os mais variados tipos de bicos de mamadeira, com formatos e materiais diversos. Isso significa que o seu bebê pode estar estranhando um modelo específico. Por isso teste tipos diferentes até encontrar um modelo que agrade ao seu filho. Mas lembre-se: a melhor opção são as mamadeiras que imitam o formato e até mesmo o funcionamento do seio.
  •  O leite materno, saído do próprio seio da mãe, é morno. Por isso vale a pena testar outras temperaturas de leite e amornar o bico da mamadeira.
  •  Peça para outra pessoa oferecer a mamadeira ao bebê e não fique muito próxima a ele. Isto porque ele poderá associar você ao leite materno e ao aconchego do seio, rejeitando a mamadeira.
  •  Se o bebê realmente não aceitar a mamadeira, tente um copo de treinamento ou até mesmo o uso da colher para dar o leite. Tenha paciência, porque algumas dessas maneiras ele acabará aceitando.

 

Dicas para o bebê pegar a mamadeira rápido
2 (40%) 1 vote[s]

    1. Avatar
      Maria cidinha 6 de fevereiro de 2016
    2. Avatar
      Tereza pereira 17 de agosto de 2016
    3. Avatar
      Juliana 29 de janeiro de 2017

    Adicione um comentário

    *