Dicas para cuidar do refluxo do bebê

A maioria dos bebês possuem refluxos. Em alguns casos é necessário consultar um médico, em outros é possível amenizar o incomodo com algumas dicas simples, mas muito valiosas para pais e bebês.

Veja a seguir como cuidar corretamente de seu filho quando ele tiver refluxo:

Refluxo do bebê: como tratar?

  • Alimentação: após a alimentação do bebê, é necessário mantê-lo com o tronco em posição vertical, em ângulo superior a 30º por no mínimo meia hora. A posição e a gravidade vão ajudar a manter o alimento no estômago. Para os bebês que sofrem com o refluxo, o melhor alimento é mesmo o leite materno, que possui mais fácil digestão.
  • Movimentação: depois de alimentá-lo, não realize muitos movimentos. Deixe seu bebê descansando calmamente.
  • Cadeirinhas: algumas cadeirinhas de bebê utilizadas em carros possuem cintos que muitas vezes são colocados sobre a barriga, fazendo nela uma grande pressão, o que pode aumentar o refluxo. Antes de comprar, verifique se isso não acontece. A cadeirinha deve ainda evitar que o bebê se movimente de maneira a ficar debruçado sobre sua barriguinha.
  • Posição para dormir: quando o bebê for dormir, o ideal é colocá-lo em posição verticalizada com o tronco levemente inclinado, o que pode ser feito com uma rampa anti-refluxo. A posição indicada e mais segura para o sono é com a barriguinha para cima, que inclusive evita a Síndrome de Morte Súbita. Caso seu bebê prefira dormir com a barriga para baixo devido ao refluxo, é também importante deixá-lo em posição de tronco elevado, mas consulte um médico para saber sobre os riscos.
  • Passeios durante o dia: quando o bebê estiver no carrinho, a melhor posição é aquela em que ele fica com o tronco levemente inclinado.
  • Alimentação da mãe: a mãe também deve cuidar de sua alimentação, que pode influenciar no refluxo do bebê. Evite cafeína, produtos à base de lactose, alimentos ricos em gorduras, condimentos picantes e alimentos com muita acidez.