Dicas para amenizar prisão de ventre na gestação

A prisão de ventre é um incômodo muito desagradável para as gestantes, e grande parte delas enfrenta problemas com o intestino. Saiba porquê isso acontece e veja dicas para aliviar o problema:

Prisão de ventre na gravidez

A prisão de ventre é normal durante a gestação em decorrência dos inúmeros hormônios presentes no organismo feminino. A partir dos sexto mês de gestação, quando o útero começa a ganhar maiores proporções, o incômodo pode se agravar, já que o órgão pressiona o intestino, que passa a funcional mais lentamente.

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Como melhorar o funcionamento do intestino?

A alimentação saudável e equilibrada é a maior aliada da gestante para acabar com a prisão de ventre e fazer com que o intestino funcione melhor. Alimentos ricos em fibras estimulam o funcionamento intestinal, alguns deles são cereais, aveia, pães integrais, frutas, verduras e legumes. Dentre as frutas, dê atenção especial a mamão, ameixa, melão, laranja, damasco, manga e morango. Evite banana, maçã, pêra e goiaba, pois elas têm efeito contrário. Se alimente em horários regulares, assim o corpo se acostuma não só com o novo cardápio, mas também com o momento em que vai receber alimentação e passa a funcionar mais regradamente.

Os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, já que evitam que as fezes endureçam e fazem com que sua passagem pelo intestino seja mais fácil. A quantidade de água indicada é de oito copos diários. Outras deliciosas opções são sucos naturais, vitaminas com frutas e água de coco.

Exercícios também ajudam?

Sim, os exercícios ajudam muito, já que estimulam os movimentos peristálticos, mas devem ser leves e moderados, como hidroginástica, yoga, caminhada, pilates.

O mercado oferece muitos medicamentos que prometem o alívio para o problema, mas eles devem ser evitados durante a gravidez, bem como chás ou outras bebidas laxantes, que podem ser prejudiciais para mães e bebês.