Vertigem na gestação é normal?

Na gestação, com as inúmeras mudanças trazidas ao organismo da mulher pelo desenvolvimento do bebê, algumas sensações que antes não faziam parte do dia a dia da futura mamãe podem começar a surgir. No entanto, nada de dúvidas: tudo deve ser explicado e perguntado ao seu médico. Algumas sensações podem ser normais, outras não. Confirme com o profissional.

Vertigem, um sintoma normal

A vertigem, ou tontura, pode ser um dos primeiros sintomas de uma gestação. Ela é normal do início da gravidez. Vale lembrar que a vertigem é apenas um dos muitos sintomas da gravidez.

 Leia ainda: Benefícios da gestação para a beleza

Causas

A principal causa da vertigem na gestação é o aumento da necessidade de circulação sanguínea. Nestes casos, o corpo logo vai se adaptar e aumentar consideravelmente o volume de sangue.

Outras causas possíveis são aumento da quantidade de hormônios, níveis oscilantes de glicose no sangue ou falta de água no organismo, desidratação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O que fazer?

A vertigem como sintoma da gestação pode durar pouco tempo ou se estender pelo segundo e terceiro trimestres. Para afastar o desconforto trazido pela vertigem, algumas dicas podem ajudar:

  • não fique muito tempo sem comer para não abaixar os níveis de glicose no sangue. Faça várias pequenas refeições ao longo do dia;
  • quando ficar muito tempo sentada, não se levante rapidamente. Faça tudo tranquilamente;
  • não deixe de beber água. Principalmente com o calor do verão brasileiro, se hidratar é fundamental. Beba de oito a dez copos por dia. Se tiver dificuldade, deixe sempre uma garrafinha por perto;
  • o repouso também é indicado. A gestante deve descansar bastante – o cansaço e a sonolência podem aumentar com a gravidez.

Quando se preocupar

Se as vertigens forem muito frequentes e atrapalharem as atividades cotidianas, a mulher deve procurar seu médico para saber se está tudo bem.

 


    1. Avatar
      Aline Amorim 11 de setembro de 2016

    Adicione um comentário

    *