Meu bebê não dorme durante o dia – O que fazer?

Quando pequenos, os bebês precisam de mais horas de sono que as crianças mais crescidas. Eles dormem não só durante a noite, mas tiram também algumas sonecas durante o dia, às vezes até três todos os dias. Porém, depois de completarem um ano, algumas crianças não querem mais dormir durante o dia ou fazem apenas um soninho. Para proporcionar ao bebê as horas de sono que ele precisa, veja algumas dicas:

Prepare o ambiente

Tente recriar durante o dia o mesmo ritual que você faz todas as noites para o bebê dormir. Deixe o ambiente calmo, silencioso e escurinho. Feche as cortinas e desligue a TV. Cante uma canção de ninar ou conte uma história. Com tudo isso, ele vai perceber que está na hora de dormir.

A importância da rotina

A rotina ajuda o bebê a saber o que está por vir. Ela também ajuda as mães a entenderem melhor as necessidades das crianças, como o horário em que sentem fome, sono ou que querem brincar. Tente colocá-lo para dormir sempre no mesmo horário do dia. Além disso, repita sempre as mesmas ações antes e depois.

Leia ainda:Durante a amamentação – O que comer? O que evitar?

Foto: netparents.

Foto: netparents.

A importância do local

Tente fazer com que seu bebê durma de dia no mesmo local que dorme durante a noite. Isso vai ajudá-lo a saber que é hora de descansar. Ele vai ainda se sentir mais confortável.

Sono na hora do cansaço

Observe seu bebê. As crianças mostram, por meio de sinais, que estão sonolentas. Elas esfregam os olhos, perdem as energias, ficam irritadas. Não deixe passar da hora. Quando perceber que chegou a hora, leve o bebê para a soneca.

Aos poucos, vá ensinando ao bebê que ele pode dormir sozinho e que estará seguro. Assim, suas sonecas tendem a durar mais.