Dicas para adaptação dos bebês na creche

Com o fim da licença maternidade, as mamães precisam deixar seus bebês em um lugar tranquilo durante o período em que retornam para a sua jornada de trabalho.

Para aquelas que não têm ninguém com quem deixar o pequeno nestas horas, a melhor opção é a creche.

Sabendo que assim como a mãe, o bebê precisa mudar sua rotina, separamos algumas dicas que podem ajudar neste processo tão difícil, mas muito importante na vida da criança.

Leia mais: Como ter mais tempo para ficar com seu filho 

Deixar o bebê aos cuidados de outra pessoa não vai ser fácil, mas a adaptação é necessária e têm grande contribuição no desenvolvimento da criança. A adaptação não demora, aos poucos o pequeno se acostuma e leva-lo a creche não será mais um problema.

Vinculo mãe e filho

Se a mãe desde o nascimento mostrar ao bebê segurança, no período da separação será muito mais fácil para os dois. Ela precisa demonstrar que com ela ou sem ela por perto ele estará protegido. Procure durante a licença maternidade manter seu bebê em contato com outras pessoas, deixe que elas participem das atividades diárias do seu bebê, como tomar banho, dar comida, passear, entre outras.

Foto: Littlejogsnursery

Foto: Littlejogsnursery

Escolha do lugar

A decisão do lugar é uma escolha muito importante. Visite o lugar antes de matricular seu bebê. Veja se o ambiente é organizado, observe como as cuidadoras tratam os bebês, e principalmente pergunte sobre a rotina das crianças durante o período em que ficarão na creche. Se tudo lhe agradar, aí sim pode matricular seu bebê.

Separação

É certeza que a mãe sentirá mais a separação do que o bebê. Não deixe que ele perceba o seu emocional, se ele sentir que a mãe não está bem com a situação se agitará com mais facilidade. Mantenha tranquilidade neste momento, prefira chorar –  se necessário – depois que se afastar do pequeno.

Adaptação

Um procedimento simples que contribui na adaptação do bebê é mostrar que a creche é um ambiente agradável, mostre a ele os lugares e as pessoas do local. Se puder, nos primeiros dias visite a creche com ele e vivencie aquelas experiências junto com o pequeno. Rapidamente ele estará adaptado e explorando todos os lugares da creche.

Avalie este conteúdo!