Como cuidar das unhas do bebê

Existe uma coisa que a acaba passando desapercebida pelos pais quando eles precisam se preocupar com fraldas, banhos, sono, amamentação, choro e tantas outras coisas que envolvem os bebês: o cuidado com as unhas. Apesar de muito pequenos, as unhas já começam a crescer, e precisam ser cortadas e aparadas.

Quando e como cortar?

De acordo com especialistas, o melhor momento para cortar a unha dos bebês é quando eles estão dormindo, já que os pequenos podem reclamar e começar a se debater, fazendo do simples procedimento algo perigoso.

O “como cortar” depende do formato do dedo de cada criança. Mas, de maneira geral cortar a unha reta é o melhor – repare nos cantinhos, que não podem ficar pontudos e muito salientes para não arranhar o bebê. Cortes arredondados favorecem as unhas encravadas.

A manutenção das unhas deve ser feita de 20 em 20 dias. Antes de realizar o corte, lave bem as mãos.

Se o bebê apresentar pele morta no cantinho dos dedos, leve-o a um podólogo infantil antes.

 cortar unha bebe

Materiais adequados

Para cortar a unha do bebê da melhor maneira é necessário utilizar os materiais adequados. Procure por tesourinhas exclusivamente desenvolvidas para os pequenos. Elas são mais fáceis de manusear e de cortar unhas tão sensíveis e fininhas. Certifique-se de que tudo esteja esterilizado.

 Leia ainda: Dicas para adormecer o bebê

Sapatos e roupas apertadas

Os pais não devem vestir os bebês com sapatinhos ou macacões apertados, o que favorece inflamações e unha encravada. Sapatos mais folgados permitem o movimento dos dedos e também o livre crescimento dos ossos dos pés.

Ao invés de optar pelo sapatinho mais bonito, escolher o mais confortável e que se adapta mais facilmente ao formato do pé do bebê. Sapatos arejados também são importantes.

Higiene dos pés

Quando der banho no bebê, é importante secá-los bem para evitar o surgimento de fungos e bactérias. Lembre-se ainda de trocar as meias do bebê com frequência.