Como contar a gravidez em semanas

A contagem da gestação por semana é a mais utilizada pelos médicos, pois informa com segurança os dias do feto. A gestação dura 40 semanas, podendo variar ao máximo em 41 semana e 3 dias. Mas, e quando lhe perguntam de quantos meses está, o que responder?

Para descobrir a data da gestação em semanas basta ter anotado o dia da sua última menstruação no calendário.  A cada sete dias após esta data, você terá uma semana de gestação.

Leia também: Quando a barriga da gestante começa a crescer?

Na Prática: Se o primeiro dia da sua última menstruação foi na data de 7/12/2014, este será o primeiro dia da sua gravidez.  Assim, no dia 28/12/2014 estará com 3 semanas de gestação.

Para os médicos, mesmo ainda não estando grávida, o primeiro dia da última menstruação já é contado como gravidez. Levando este fator em consideração, existe a variação de duas semanas na data prevista para o nascimento do bebê.

Agora que já sabemos a contagem da semana, fica fácil colocá-la em meses, veja só:

Foto: Maternity-pregnant

Foto: Maternity-pregnant

Primeiros três meses:

1-4 semanas de gestação: 1 mês de gravidez

5-9 semanas de gestação: 2 meses de gravidez

10-13 semanas de gestação: 3 meses de gravidez

Segundo trimestre:

14-17 semanas de gestação: 4 meses de gravidez

18-22 semanas de gestação: 5 meses de gravidez

23-26 semanas de gestação: 6 meses de gestação

Últimos meses:

27-31 semanas de gestação: 7 meses de gravidez

32-35 semanas de gestação: 8 meses de gravidez

36-40 semanas de gestação: 9 meses de gravidez

Geralmente a gestação tem a duração de 40 semanas, variando de 38 a 41 semanas sem preocupações. Após este período, se não começar o trabalho de parto espontaneamente, o médico poderá intervir para a preparação do parto.

Esta pauta foi uma dica de uma leitora, se você também tem alguma dúvida quanto ao período de gravidez, mande sugestões de matérias que teremos o maior prazer em esclarecê-las.