Como contar as semanas da gestação

Você com certeza já notou que seu médico não fala em meses, mas sim em semanas quando vai se referir ao tempo da sua gestação. É que esta é uma convenção, que considera os ciclos menstruais de 28 dias para a realização do cálculo (apesar de os ciclos de algumas mulheres não ser tão regular). Veja a seguir como isso funciona na prática e como fazer os cálculos da sua gestação:

Calculando as semanas de gravidez

É praticamente impossível determinar a data exata do início da gestação, o dia em que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide, por isso os médicos sempre consideram o primeiro dia do último período menstrual.

Por exemplo, se você ficou menstruada pela última vez no dia 1º de agosto e depois disso descobriu a gestação, deverá considerar como o início da gravidez exatamente o dia 1º de agosto.

Leia ainda: Como disfarçar as olheiras após a gestação

Foto: showandtellonline.

Foto: showandtellonline.

A gestação

O tempo real da gestação, desde a concepção até o dia do nascimento é de 266 dias. Mas o tempo considerado é de 280 dias. Essa diferença ocorre porque não é possível saber a data exata de início da gestação. Apesar de o primeiro dia após a última menstruação ser considerado para o cálculo, a ovulação ocorre somente depois de mais ou menos 14 dias – quando se conta a partir do primeiro dia do período.

A duração da gestação é de até 41 semanas e 6 dias. A data do parto considera 40 semanas. O nascimento do bebê pode ocorrer até duas semanas antes ou até duas depois.

Calculando a idade do feto

A idade do feto deve considerar o mesmo esquema. Você começa a contar a partir da data de início de sua última gestação. A cada sete dias, adicione mais uma semana à idade de seu bebê.