Desfralde em 3 dias: Como fazer?

You are currently viewing Desfralde em 3 dias: Como fazer?
Foto: S3amazonaws

Acredita em desfralde em 3 dias? Será que é possível? Veja nesta matéria:

Parece um sonho, não é? A ideia de que seu filho poderia se sentir confortável usando o penico ou o vaso sanitário em poucos dias pode parecer inacreditável para os pais que creem que o desfralde pode ser um processo longo e difícil. O desfralde é uma fase importante não só na vida do bebê como também na dos pais. Ele seria o primeiro passo rumo à autonomia da criança.

O treinamento “relâmpago” de 3 dias funciona para muitos pais – e não é uma tendência recente. Os psicólogos Nathan H. Azrin e Richard M. Foxx publicaram o livro “Treinamento de banheiro em menos de um dia”, em 1974, que foi criado inicialmente para crianças com deficiência. Atualmente, quase todas as abordagens de treinamento para o desfralde são baseadas nas ideias de Azrin e Foxx.

Desfralde em 3 dias

como desfraldar o bebê
Foto: S3amazonaws

Respeite o ritmo de cada criança

Para tentar o desfralde em 3 dias a criança tem de ter mais de 22 meses, pois somente a partir desta idade já tem condição de segurar a vontade e controlar os músculos e nervos do ânus e da uretra.

No entanto, vale respeitar o ritmo de cada um, que varia de criança para criança. Para auxiliar o desfralde também é importante que a criança não mame durante a noite, ande bem sozinha e saiba se comunicar de forma que a mamãe e o papai possam perceber que precisa ir ao banheiro, pois só assim é possível a criança conseguir fazer xixi e cocô no penico ou vaso sanitário e se livrar de vez da fralda.

Outra dica também pra auxiliar no desfralde é a fase no ano. A melhor estação do ano para fazer essa mudança é no verão, pois as crianças usam menos roupas e há uma diminuição natural do xixi, já que transpiram mais.

Método rápido, processo contínuo

Mas será que esta técnica rápida de desfralde realmente funciona? Estudos científicos sugerem que sim. No entanto, o sucesso requer muita preparação.

Embora a proposta cumpra esta missão em três dias, o processo completo para deixar a criança confortável com o penico ou o vaso sanitário, bem como usá-lo, se limpar e exercer todas as etapas sozinha levará mais tempo.

Papais, tenham em mente: Usando este ou outros métodos de treinamento de desfralde não significa que seu filho será perfeitamente desfraldado. O real significado de “sucesso” neste caso é conseguir que a criança use o penico ou vaso sanitário em vez de fraldas. Mas ele ainda pode ter acidentes e você vai precisar ajudá-lo neste processo.

Pense nos três dias como o pontapé inicial para um processo contínuo.

desfraldar bebê em 3 dias
Foto: Well.ca

Preparação para os 3 dias de treinamento

Prefira começar em um fim de semana. Fiquem atentos aos sinais que seu filho dará, mostrando que está pronto para o treinamento do desfralde. Cancele atividades regulares e passe o fim de semana em família, dedicado ao desfralde.

Importante salientar que os pais devem evitar este método de desfralde se a criança estiver doente, constipada ou não cooperar. Evite traumas na criança.

Antes de iniciar o treinamento é bom os pais se “equiparem”:

– Ter um penico em casa, que deve estar no banheiro, perto do vaso sanitário ou uma escadinha com um redutor para a criança subir no vaso sanitário;

– Materiais de limpeza à mão para o caso de acidentes iniciais;

– Calças folgadas e confortáveis para a criança vestir quando sair de casa;

– Toalhas ou retalhos de tecidos para forrar o banco do carro no caso de acidentes;

– Um penico portátil para levar às áreas externas quando estiver fora de casa;

– Sucos e alimentos que estimulem o xixi;

Reserve figurinhas adesivas ou algo que a criança goste muito para entregar como prêmio sempre que ela conseguir ir ao banheiro e fazer xixi ou cocô no penico/ vaso sanitário.

Leia mais: Até que idade é normal a criança fazer xixi na cama?

desfralde em 3 dias
Foto: Sittercity

Passo a passo

Dia 1

– De manhã, ao acordar, tire as roupas da parte de baixo (pode ficar de camisetinha e meias até ao joelho se estiver mais fresco, mas deixem as partes baixas bem visíveis!).

– Levar ao penico ou vaso sanitário a cada 20 minutos (uma dica: usem o timer de cozinha ou o despertador do celular).

– Durante todo o dia faça a criança comer alimentos com alto teor de água e a induza beber muito líquido para aumentar a vontade de fazer xixi.

– Assim que mostrar vontade ou começar a fazer aquela “forcinha”, leve-a rapidamente ao banheiro mais próximo. Se o penico estiver perto, as últimas gotas do xixi devem cair no penico.

– A cada momento que a criança conseguir cumprir a etapa de usar o penico/ vaso sanitário, comemore o sucesso com entusiasmo. Pode ser com uma dança, música ou “prêmio” personalizado para passar a ela a certeza de que está fazendo o certo.

– Quando acontecer algum tipo de acidente, não diga que está tudo bem, ao contrário, seja firme e mostre-se desapontado, explicando novamente onde ele deve fazer. Não precisa gritar nem constranger a criança, apenas seja firme.

– Ao longo do dia, sempre que os pais precisarem ir ao banheiro, levem a criança junto para mostrar como vocês agem, puxando as calças para baixo e sentando no local apropriado, além da forma como se limpa, colocando a roupa novamente e como lava as mãos.

– Antes do cochilo da tarde e da hora de dormir, diga à criança que é hora de ir ao banheiro (nunca pergunte, porque ela geralmente diz não). Coloque uma fralda em seu filho antes que ele vá dormir, a menos que você se sentir confiante de que ele vai ficar seco.

Dia 2

– Mantenha todas as recomendações do primeiro dia. A única diferença será que neste dia você experimentará passar pelo menos 1 hora fora de casa com seu filho. Recomenda-se ficar perto de casa e não entrar no carro. Dê um passeio em seu bairro (mesmo ao redor do quarteirão) ou vá para um parque nas proximidades.

– Espere até que seu filho faça xixi no penico/ vaso sanitário para então sair de casa. Desta forma, você treinará a criança a fazer xixi no “comando dela” antes de sair.

– Quando sair use calças soltas sem nada por baixo na criança – sem fraldas, calças de treino ou roupa interior. O objetivo é levar para fora de casa livre de acidentes, sem ter que usar o penico/ vaso sanitário. Mesmo assim, leve roupas de reposição, em caso de acidentes;

Dia 3

– Mantenha todas as práticas dos dias anteriores e neste dia, acrescente mais 1 hora de passeio fora de casa. Os papais podem experimentar sair 1 hora pela manhã e 1 hora pela tarde, sempre incentivando a criança a usar o penico antes de sair de casa. Podem experimentar a ir no passeio de carro, mas lembre-se de forrar o bebê conforto com tecidos, em caso de acidentes.

Dia 4 em diante

– Fazer tudo igual aos três primeiros dias. Durante a semana mantenha a atenção de toda a família para conduzir a criança ao banheiro sempre que surgir a necessidade. Sempre que estiverem em casa podem deixar a criança só de cueca/calcinha.

E se não deu certo a primeira tentativa de treinamento?

Caso a criança não conseguiu de jeito nenhum usar o penico/ vaso sanitário durante os três dias de treinamento é recomendado esperar seis a oito semanas e tentar novamente. Se a criança tiver menos de 75% de sucesso ou menos, ou não parece notar o xixi escorrendo pela perna, pare e tente novamente mais para frente.

Fraldas noturnas

As fraldas noturnas só devem ser retiradas depois que a criança já conseguir segurar a vontade e fazer tudo no penico ou vaso sanitário durante o dia. Também vale observar se a criança acorda com a fralda seca a maioria das vezes. Quando isso se repetir por noites seguidas, então também é hora de “arriscar”. Mas, se depois da retirada, a criança começar a fazer xixi à noite novamente, vale voltar atrás e dar tempo ao tempo. Uma dica: nada de oferecer líquidos à criança poucas horas antes de dormir.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Augusta Dams

    Maravilhoso, como pode ajudar pais de primeira viagem nesse processo de aprendizagem do seu corpo e muito mais de forma adequada. Parabéns! A equipe da gestação bebê. Tudo que precisamos para uma vida mais completa e menos complicada. Gratidão pelas dicas e abordagem do assunto. Abraço.

Deixe uma resposta