Search
Search
X

Bebê chorão, o que fazer?

Quando os bebês choram sempre existe algum motivo, pode ser por fome, necessidade de atenção, dores, dentre outras razões

A maneira que um bebê tem de se comunicar com o mundo é através do choro, por isso é muito normal o choro nos primeiros meses de vida dele.

É normal que o bebê chore o tempo todo? 

É natural que os bebês chorem muito nos primeiros meses, sendo que alguns podem ser especialmente chorões porque precisam de mais ajuda por parte dos pais. Eles ainda estão em fase de adaptação com o mundo, então é normal que sintam angústia diante de todos os aprendizados pelos quais passam todos os dias desde que nascem.

Qual é a idade que eles mais choram?

bebê chorão

Foto: Telegrafi

O choro se intensifica a partir das duas primeiras semanas de vida do bebê e segue até ter um auge quando o bebê está com aproximadamente oito semanas, após isso ele tende a ir diminuindo, até que com quatro meses o bebê já chora muito pouco.

Bebê chorão, o que fazer?

Com o tempo, você vai começar a entender melhor o choro do bebê e identificar que existem diferentes tipos de choro, dependendo do motivo, e assim vai começar a atender melhor as necessidades da criança quando conseguir diferenciá-los.

Leia também: Deixar o bebê chorar para aprender a dormir sozinho faz mal?

bebê chorando muito

Foto: Así Love Camila

Faça-o ouvir a sua voz

A voz dos pais é reconfortante para o bebê, então converse com ele e tente acalmá-lo desta forma. Caso não funcione, use sua voz para cantar alguma canção de ninar, toda forma de demonstração de afeto é válida neste momento.



Perceba se ele gosta de movimento ou de ficar parado

Caso seu bebê goste de ser movimentado para dormir, balance ele suavemente enquanto estiver em seus braços. Já alguns bebês preferem ficar parados enquanto recuperam o sono, nestes casos cabe aos pais tentar proporcionar segurança a criança descansando a mão na sua barriga e conversando suavemente até que ela durma.

choro do bebê

Foto: Cristo Hoy

Um banho ou uma massagem podem ajudar

Se até os adultos se acalmam com um banho quente, para a criança essa pode ser a tática que faltava para que ela durma a noite inteira. Existem também casos em que os bebês se acalmam através de uma massagem, pois existem áreas do corpo que quando massageadas provocam o relaxamento instantâneo.

Ao tentar acalmar o bebê, ele pode acabar sendo estimulado

Quando você se esforça demasiadamente para acalmar uma criança, isso pode acabar surtindo o efeito contrário, e provocando estimulo demais. É importante que os pais mantenham a calma neste momento, e que tentem não movimentar muito o bebê, mantendo um ambiente em que ele sinta-se tranquilo.

Veja mais: O que fazer quando o bebê chora demais no banho?

bebê chorão

Foto: DAYCON

Caso sintam que estão perdendo a paciência, busquem ajuda para acalmar a criança e tentem fazer um intervalo, afinal, os pais devem cuidar de si mesmos também. Existe um ditado que diz que “o choro de um bebê deve ser música para o ouvido dos pais”, o que é uma grande verdade, pois, ele deve ser encarado com naturalidade e sem que os pais deixem o desespero se sobrepor à racionalidade.




Comentários:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*