Cuidados na amamentação do bebê prematuro

You are currently viewing Cuidados na amamentação do bebê prematuro

O bebê prematuro exige alguns cuidados a mais de seus pais, inclusive no que se refere à amamentação, que é extremamente importante para que seu desenvolvimento siga da melhor maneira possível. Veja a seguir algumas importantes informações e dicas sobre o assunto:

A importância do leite materno

O leite materno reúne tudo o que os bebês precisam durantes seus primeiros meses de vida. Indispensável para os bebês prematuros, o leite materno ajuda a manter o bebê livre de infecções, alergias e outros problemas, como a desnutrição. Além disso, durante a amamentação o bebê fica próximo de sua mãe, fortalecendo os laços afetivos e o vínculo entre ambos, o que contribui para que a criança tenha pleno desenvolvimento físico e emocional.

Leia ainda: Qual a idade certa para ter o primeiro bebê?

Dificuldade para sugar

Bebês prematuros nascidos com menos de 34 semanas precisam ser alimentados por sondas, já que não conseguem ainda sugar e respirar sozinhos. A alimentação representaria ainda um gasto excessivo de energia para o pequeno neste momento,

Conforme o bebê prematuro vai se desenvolvendo e ganhando peso, a alimentação não precisa mais ser feita por sonda. Como têm mais sono, os pequenos precisam ser estimulados a se alimentar. No início eles podem apenas lamber, mas logo acabam aprendendo a sugar o leite.

Caso o bebê tenha muita dificuldade em sugar o leite, a mãe não deve oferecer mamadeira a ele para que não se acostume ao bico – o exercício de sugar o leite materno do seio da mãe estimula inclusive os músculos faciais, ao contrário da mamadeira.

bico

O uso do copinho

Para não usar a mamadeira, a mulher pode ordenhar seu leite e oferecer ao bebê por meio de um copinho. Lave bem as mãos antes de iniciar a operação, deixe o bebê em posição inclinada, quase sentado, não force-o a engolir, ele deve sovar o leite.

 

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário