Cuidados com uma gestação de alto risco

Muitas são as gestantes que recebem o diagnóstico da gestação de alto risco, o que ocorre por vários motivos. Mas, mesmo com estas complicações, é possível levar os nove meses de maneira saudável e tranquila. Veja a seguir algumas dicas fundamentais:

Fique tranquila

A primeira dica é ficar tranquila, preocupação demais acaba atrapalhando. A gestante precisa seguir as orientações médicas e se cuidar, mas é também possível aproveitar e curtir esse momento único que dura nove meses.

Leia ainda: Bebê pode ser vegetariano?

Foto: youqueen.

Foto: youqueen.

Acompanhamento médico

O acompanhamento médico precisa ser frequente. Visite seu médico regularmente para o monitoramento de tudo por meio de exames. O bate-papo com o médico também é importante. Fale para o profissional sobre os sintomas que estiver sentindo, assim ele poderá dar as orientações corretas e mais adequadas.

Dieta saudável

Ter uma dieta saudável é fundamental para todas as gestantes, ainda mais para as que enfrentam gestação de alto risco. Frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e ricos em cálcio devem estar presentes. Beber muita água e sucos naturais é outro cuidado indispensável. Nada de vícios! Se antes da gestação você tinha o hábito de fumar ou beber, saiba que isso está completamente proibido durante a gestação, seja ela de risco ou não.

Peso adequado

Todos os sintomas da gestação podem ser mais complicados para as mulheres que estejam acima do peso. A mulher pode ganhar de sete a doze quilos ao longo dos nove meses, mas o ganho não deve ser excessivo. A prática de exercícios beneficia o bebê, a mulher e ajuda a controlar o peso. Mas, antes de se exercitar, peça a aprovação de seu médico. Sem estresse.

Procure atividades que te ajudem a afastar a ansiedade e o estresse causados pela preocupação com a gestação. Ioga, leitura, música, ou outra atividade que desejar.

Conhecimento

Leia sobre o assunto em revistas, sites e blogs de gestação. Mantenha-se informada sobre tudo que possa tranquilizá-la nesse momento.