Cuidados com o bebê no inverno

 

O inverno chegou. A partir de agora, as temperaturas vão cair um pouco mais em todo o Brasil. E, se os adultos já sofrem com o frio, imagine as crianças. Elas são mais sensíveis e não têm as defesas tão fortalecidas, por isso precisam de alguns cuidados especiais nesta época do ano para evitar gripes e resfriados, dentre outros problemas.

Como cuidar dos bebês no inverno?

Evite os lábios ressecados

Como os bebês babam bastante, o vento pode acabar secando a baba e deixando os lábios da criança ressecados e rachados. Para evitar isso, o cuidado é semelhante ao adulto: protetor labial. Mantenha os lábios das crianças sempre hidratado.

Leia ainda: Métodos para aliviar a dor do parto normal

Pele

As brotoejas podem também aparecer no inverno. Elas surgem porque as glândulas não conseguem liberar o suor devido ao grande número de roupas colocadas nas crianças. Nestes casos, os pais devem estar atentos: é preciso retirar uma camada de roupa conforme a temperatura esquente. Não deixe o bebê passar calor!

Além disso, o contato com o ar frio deixa a pele dos bebês ressecada. É preciso utilizar hidratante, retirar o sabonete com álcool na fórmula e ficar atento à temperatura da água durante o banho, que não deve estar muito quente.

Os banhos continuam sendo importantes no frio

Mesmo no frio, o banho do bebê deve ser diário. Para que a higienização não faça o bebê sofrer com as baixas temperaturas, algumas dicas são importantes: dê o banho em um horário em que o frio é menos intenso, como após o almoço; não demore muito, lave o bebê rapidinho; feche todas as janelas e evite correntes de vento; deixe o banheiro aquecido antes de iniciar o banho.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Bebê aquecido

A hipotermia é um problema sério, por isso agasalhe bem o bebê. Cuide para que suas extremidades estejam também aquecidas, coloque meias e luvas quando necessário.

 


  • Add Your Comment