Conheça as principais dores da gestação

Como reação a algumas das mudanças provocadas pela gestação, o corpo pode sentir algumas dores. Dentre as mais comuns durante os nove meses, cólicas e dores nas costas. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Cólica

As cólicas são muito comuns na gestação. A principio, são normais, causadas pela distensão de ligamentos que davam sustentação ao útero, já que agora ele está em pleno crescimento.

Logo no início da gestação podem ocorrer com mais frequência, pois o útero está se adaptando, mas são leves e esporádicas. Podem sumir com a chegada da décima semana.

Porém, se as cólicas forem mais fortes e persistentes, pode ser sinal de que há algo errado. Procure seu médico.

Leia ainda: Como aumentar a auto estima durante a gestação

Mais um motivo para cólicas

Outro motivo para o surgimento de cólicas são os gases. Isso mesmo. Os gases podem provocar dores bastante fortes e muito desconforto.

Foto: stomachpicture.

Foto: stomachpicture

Dor nas costas

A dor nas costas aparece a partir do segundo trimestre. Isso porque o útero vai crescendo e as costas precisam sustentar todo o peso. As dores na região lombar podem dificultar algumas atividades diárias da gestante, inclusive dormir.

É que fica difícil encontrar uma posição agradável e confortável. Geralmente a mulher acorda várias vezes durante a noite e fica tentando encontrar a melhor. A sugestão é deitar-se de lado e colocar um travesseiro embaixo da barriga, para poiar o peso.

Alimentação

A alimentação saudável é uma aliada durante toda a gestação. Ela não só oferece todos os nutrientes que mãe e bebê precisam. Ela é também capaz de garantir mais energia e disposição e aliviar a prisão de ventre, já que faz com que o intestino funcione direitinho.

Alguns sintomas negativos da gestação são inevitáveis, mas outros podem ser amenizados com hábitos saudáveis.