Perigos do sobrepeso na gestação

A vontade de comer aumenta em algumas mulheres durante a gestação, isso sem falar do desejo súbito por determinados alimentos. Porém, se entregar à uma alimentação desregrada e farta demais pode ser muito perigoso, tanto para a mãe quanto para o bebê. Veja a seguir os perigos trazidos pelo sobrepeso e saiba como ter uma gestação bastante saudável:

Sobrepeso

Quase metade das mulheres obesas hoje, adquiriram o sobrepeso durante a gestação. Muitas vezes, no entanto, a vontade de comer está ligada a alterações psocológicas e emocionais, como a ansiedade.

De acordo com as recomendações nutricionais para as gestantes, a partir do primeiro trimestre o consumo calórico deve ser aumentado em 300 calorias.

 Leia ainda: Ideias criativas para contar que está gravida

Riscos

O ganho de peso excessivo na gestação pode trazer prejuízos como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia.

Mulheres obesas têm ainda mais chances de perder seus bebês recém-nascidos, de provocar defeitos no tubo neural dos pequenos e de que estes também nasçam acima do peso, o que pode provocar complicações no parto normal.

Dicas para uma alimentação saúdavel na gestação

  • A gestante deve beber bastante água, cerca de 2 litros diariamente;
  • Muitas frutas (três por dia), legumes e verduras, que além de nutrientes combatem a prisão de ventre, muito comum na gravidez;
  • Para facilitar a digestão, não tome líquidos enquanto faz as refeições;
  • Evite alimentos pesados e gordurosos, e mastigue tudo muito bem;
  • A amamentação, além de muito benéfica para a mãe, traz também muitos benefícios para as mães. A cada dia amamentando é possível perder entre 400 e 500 calorias. Considerando que o bebê deve ter o aleitamento materno pelo menos até os seis meses de vida, oferecer seu leite ao pequeno é uma maneira de perder grande parte do peso ganho durante a gestação.