Conheça a acupuntura para o aleitamento

Muitas mulheres sofrem de um problema que causa muita angústia: a produção insuficiente de leite.

O corpo naturalmente produz uma quantidade que não é adequada para alimentar suprir as necessidades do bebê, e ele pode acabar chorando com mais frequência e ficando mais irritado. Em alguns casos, o leite pode até secar definitivamente.

Mas, para lidar com a situação, existe um tratamento que tem se mostrado bastante eficaz, a acupuntura.

Medicina oriental

A acupuntura é uma prática da medicina oriental que, por meio de agulhas bem finas, estimula pontos do corpo ligados ao sistema nervoso. Estes pontos podem acabar com dores, relaxar os músculos e estimular a produção de leite materno, dentre outros.

 Leia ainda: Como reparar a flacidez pós parto

Acupuntura para estimular produção de leite

A produção de leite materno pode ser incentivada com o estímulo da hipófise, que libera na corrente sanguínea hormônios que estão ligados à produção e liberação de leite.

Os resultados podem ser observados ainda na primeira sessão de acupuntura. Muitas pacientes se surpreendem ao verificar que as mamas começam a se encher de leite quase que instantaneamente.

Foto: Divulgação.

Motivos para interrupção na produção de leite

De acordo com a medicina oriental, a interrupção da produção de leite materno pode ser causada por problemas emocionais. A acupuntura ajuda a manter o equilíbrio do organismo e é totalmente indolor.

Outros benefícios da acupuntura

A acupuntura traz muitos benefícios ao organismo, podendo ajudar a solucionar diversos problemas de saúde.

De maneira geral, alguns benefícios são: redução da ansiedade; melhoria do metabolismo, da digestão, das atividades endócrinas; redução do estresse; estímulo do sistema imunológico.

Estudos científicos sobre acupuntura

Um estudo divulgado pela Sociedade de Medicina Materno-Fetal de Chicago (EUA), revelou que a acupuntura pode auxiliar na redução dos sintomas de depressão durante a gravidez.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto provaram que a acupuntura pode ainda ajudar a diminuir a azia e o inchaço, comuns na gestação.