Como voltar ao peso normal depois da gestação

Toda mulher gravida inevitavelmente ganha alguns quilinhos durante a gravidez. O bebê vai se desenvolvendo, crescendo, aumentando a barriga e necessitando também de mais vitaminas e nutrientes, o que só é possível através dos alimentos.

Porém, é possível não engordar muito e voltar à antiga forma de maneira rápida após o parto e tudo isso sem grandes sacrifícios.

Gravidez é sinônimo de muitos quilos a mais?

De alguns quilinhos sim, mas de muitos não, tudo depende da mulher. Durante a gestação, a mulher ganha peso gradativamente com o avançar dos meses, e o total varia de 9 a 12 quilos até o final da gestação.

Existem dois tipos de gravidas no que diz respeito aos quilos ganhos na gravidez: as primeiras comem tudo o que os desejos mandarem, e pouco se importam com a dieta, deixam para pensar nisso apenas após o parto; as segundas se preocupam com a saúde e boa forma, e cuidam para que a alimentação continue regrada e equilibrada durante a gravidez.

 Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Engordar demais faz mal

Quando a mulher realmente come por dois e ganha muitos quilos extras durante a gravidez, efeitos prejudiciais podem afetar sua saúde e a do bebê. O risco de doenças como a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, que contam como o aumento da pressão arterial, são maiores quando o peso está acima do recomendado.

Alimentação saudável

Os nutricionistas recomendam que a mulher aumente em 300 calorias sua dieta a partir do segundo mês de gestação. Eles alertam ainda para o fato de as gravidas não devem, de jeito algum, fazer regimes, mesmo que estejam acima do peso. A restrição calórica na gestação pode afetar o desenvolvimento e formação do bebê.

As mulheres que mantêm uma alimentação saudável e balanceada durante toda a gestação conseguem perder os quilos ganhos e recuperar a antiga forma de maneira muito mais rápida.