Search

Como tratar queimaduras em bebê

As queimaduras são assunto sério, principalmente quando o assunto são as crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a água fervente é a responsável pela grande maioria dos acidentes envolvendo os pequenos. Veja a seguir como agir e como evitar as queimaduras:

Os diferentes tipos de queimaduras

O grau da queimadura é que vai determinar que medidas devem ser tomadas. As queimaduras de primeiro grau são mais leves e deixam a pele vermelha; as de segundo grau já são um pouco mais agressivas, e provocam também a formação de bolhas. Já as de terceiro grau são mais sérias e profundas, atingindo nervos e músculos.

Leia ainda: O que fazer quando o bebê cair?

O que fazer?

   

O primeiro passo é lavar o local da queimadura com água fria e corrente e em seguida passar vaselina. As queimaduras de segundo grau exigem que as crianças sejam levadas ao pronto-socorro. As de terceiro grau pedem emergência total.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Mesmo que de primeiro grau, se a queimadura tiver afetado uma grande parte do corpo de seu filho, procure um médico. Observe ainda se ele sente dor e mal estar.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Água quente

Se água fervendo cair sobre a roupa de seu filho, não tente retirá-la, pois há o risco de a pele sair também. Coloque sobre o local uma toalha molhada e corra para o hospital.

Prevenindo acidentes

Algumas dicas podem afastar os risos de acidentes em sua casa:



– Não deixe que as crianças entrem na cozinha sem a supervisão de um adulto. Se necessário, coloque portas de segurança. Deixe isqueiros e fósforos longe do alcance dos pequenos;

– Mantenha as crianças distantes também enquanto você passa roupas ou passa chapinha dos cabelos;

– Prefira utilizar as bocas de traz do fogão e sempre mantenha os cabos das panelas voltados para dentro, nunca para fora;

– Não pegue seu filho no colo quando estiver cozinhando ou segurando líquido quente.

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*