Como tratar bronquite na gestação

A bronquite é um problema respiratório que pode fazer mal ao bebê mesmo dentro da barriga, quando sua mãe adquire o problema. Veja a seguir quais cuidados precisam ser tomados pelas gestantes:

O que é a bronquite?

A bronquite é uma inflamação nos brônquios que causa dificuldade na passagem de ar por estes “canais” até chegar ao pulmão. Com isso, o paciente pode sentir falta de ar e tosse intensa.

Existem dois tipos de bronquite: a aguda, causada por vírus ou bactérias e com duração de algumas semanas, e a crônica, que não precisa ser necessariamente uma infecção, mas que pode durar anos, com crises periódicas.

Leia ainda: Como aliviar o calor no bebê

Riscos da bronquite para o bebê

A bronquite grave oferece riscos ao bebê. Em caso de falta de ar, pode ocorrer a diminuição do oxigênio no sangue, o que pode levar a risco de morte da criança, bem como durante o parto. Além disso, o bebê pode nascer com peso abaixo do adequado, ter atraso em seu desenvolvimento e são maiores as chances de parto prematuro.

Tratamento

O tratamento adequado deve ser prescrito por um médico e dentre as opções estão uso de progesterona, hormônio que contribui para a melhora da função respiratória; uso de medicamentos corticoides; inalação com soro fisiológico; uso das chamadas “bombinhas de ar”.

A mulher pode ainda apresentar febre, e o médico deverá receitar medicamento para a normalização da temperatura corporal.

Perigos da automedicação

A automedicação é perigosa, e os riscos aumentam ainda mais durante a gestação. Por isso, não tome medicamentos por conta própria, sempre consulte seu médico.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Receita caseira para o alívio dos sintomas

Abaixo, veja uma receita caseira que ajuda a aliviar os sintomas da bronquite: chá de limão com mel.

Ingredientes:

Casca de um limão
Água
Mel

Como preparar: coloque a casca do limão para ferver com a água. Feito isso, desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Coloque o mel e espere esfriar.