Cuidados para manter o bebê sempre limpinho

A fragilidade dos bebês e a falta de prática com os cuidados infantis deixam muitas mães cheias de dúvida quando o assunto é a higiene dos pequenos. Afinal, quantas vezes lavar o cabelinho? Quando limpar o nariz? E as unhas, de quanto em quanto tempo cortar?

Lavando o cabelo

O cabelo dos bebês deve ser lavado todos os dias para que não se torne oleoso. Para tanto, utilize a água na mesma temperatura que o restante do banho e prefira produtos neutros: sabonetes e shampoos com cheirinho podem causar alergia nas crianças.

Use pequenas quantidades para que não seja formada muita espuma, que provoca ardência nos olhinhos infantis.

Os banhos nos bebês não devem ser longos – cerca de 10 minutos são suficientes – pois isso pode provocar desidratação. O horário mais indicado para o banho é no final da tarde, assim o bebê já fica relaxado para dormir.

Leia ainda: Esportes para praticar durante a gestação

bebe limpinho 2

Trocando a fralda

As trocas de fraldas vão diminuindo gradualmente conforme o bebê cresce. Porém, toda vez é necessário lavar o bebê com água e sabão, secá-lo e passar pomada contra assadura.

Lenços umedecidos

Os lenços umedecidos são muito práticos, mas eles possuem fortes perfumes, o que pode causar alergia no bebê. O indicado é utilizá-los apenas excepcionalmente, quando não houver água por perto.

Limpando os ouvidos

A limpeza da orelha do bebê deve ser feita com haste flexível umedecida em óleo de amêndoas. Mas atenção, só limpe as curvas das orelhas.

A pele da orelha do bebê é extremamente sensível e as hastes podem até serem maiores do que conduto auditivo. Diariamente, use toalha umedecida após o banho para limpar a parte externa da orelha do bebê.

Cortando as unhas

As unhas dos bebês crescem bastante rápido. Quando estão grandes, é perigoso o bebê se arranhar e se machucar. Além disso, há o acúmulo de sujeira.

Corte-as frequentemente com tesoura sem ponta e com bastante cuidado.