A fase do nascimento dos primeiros dentes dos bebês é sempre muito importante e cheia de expectativas para os pais. Afinal, é sinal de que os filhos estão crescendo e se desenvolvendo normalmente, de maneira saudável.
No entanto, o período pode também ser bastante complicado para os pequenos e para toda a família. O problema é que muitas crianças sofrem com dores e irritação na gengiva durante a dentição, o que provoca manha e choro. Além disso, falta de apetite, falta de sono, estado febril e intestino solto ou preso podem ser outras consequências.
Leia também: Você conhece o teste da orelhinha para bebês?
Quando nascem os primeiros dentinhos?
Os primeiros dentes costumam nascer por volta dos seis meses de idade, o que pode variar de criança para criança, sem qualquer prejuízo para os bebês.
Os dentes da frente, na grande maioria dos casos, nascem primeiro. É mais comum também que os dentes inferiores cheguem antes.
Por volta dos três anos de idade, os pequenos já devem estar com a primeira dentição completa, composta por 10 dentes de leite em cima e outros 10 embaixo.
Dicas e cuidados com os pequenos
Mas, o que fazer quando os bebês sofrem muito com o nascimento dos dentinhos? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o processo de dentição é diferente para cada criança: algumas não sentem nada, outras sentem um leve incômodo e, outras, por fim, têm terríveis dores.
Se este último for o caso do seu filho, procure um médico pediatra para obter informações seguras quanto a possíveis medicamentos para aliviar a dor e a inflamação.
Confira ainda: Já sabe quais vacinas seu bebê deverá tomar?
Porém, algumas dicas caseiras podem ajudar, e muito: procure diminuir a alimentação sólida e reforçar a amamentação; não ofereça aos pequenos alimentos quentes demais, o que aumenta a dor; e, tente alimentos mais frescos, como por exemplo, frutas geladinhas, já que amortecem a irritação e diminuem a sensibilidade.
O que, sem dúvida, os bebês desejam nesse momento é carinho, colo, paciência e muito amor.