Como preparar o bebê para o desmame

O desmame dos bebês é algo complicado: por um lado a criança pode apresentar resistência e por outro os pais podem ficar fragilizados, atrasando cada vez mais a data. Veja a seguir como conduzir um desmame tranquilo em sua casa:

Quando o desmame deve ocorrer?

Os médicos não são unânimes em determinar uma idade. O fato é que recomenda-se que a amamentação ocorra até, no minimo, o bebê completar seis meses de vida. Com esta idade começa também a introdução de alimentos sólidos em sua alimentação, e também a mamadeira. Após seis meses termina também a licença maternidade das mães, que não acompanharão mais seus filhos 24 horas por dia.

Em contrapartida, o Ministério da Saúde tem recomendado que o bebê receba leite materno até seus dois anos de idade.

 Leia ainda: Modelos de pijamas para amamentar

Bebê saudável

O desmame deve ser feito quando a criança é saudável e tem uma alimentação variada, rica em vitaminas e minerais, que vão contribuir para um desenvolvimento saudável. O leite, a partir daí, poderá ser oferecido à criança na mamadeira ou copo.

Emoções envolvidas

O desmame do bebê mexe com suas emoções. O colo e a amamentação maternas proporcionam segurança e carinho às crianças, que podem se sentir desprotegidas. Os pais também podem ficar sensibilizados. Para auxiliar o pequeno, pai e mãe devem elogiar os progressos rumo à autonomia.

Bebê pronto para o desmame

O bebê está pronto para o desmame quando querem mamar todas as vezes que vêem suas mães, mas perdem o interesse pelo leite após alguns poucos minutos. Outro sinal é quando ao mamar se comportam como se estivessem com a chupeta na boca.

Os pais podem buscar a ajuda de um pediatra caso o desmame esteja difícil de acontecer. O mais importante é que ofereçam todo o carinho e atenção ao bebê, mostrando que este processo é natural e faz parte do crescimento.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *