Dicas para continuar a amamentar após a licença maternidade

Quando a licença maternidade vai se aproximando do final, é normal que as mães sintam-se um pouco ansiosas. É que já começa a preocupação com a amamentação do bebê. Se antes mãe e filho estavam juntinhos 24 horas por dia e a criança podia ser amamentada a qualquer hora do dia, isso vai mudar um pouquinho. Mas não se desespere, veja como é possível conciliar a volta ao trabalho com o aleitamento de seu bebê:

Leia ainda: Faz mal usar Bepantol em bebês?

Retirando o leite materno

O fato de você não poder amamentar não significa que ele não vai mais tomar o leite materno. Ele vai sim. Pois você vai fazer a retirada do leite e o armazenamento correto para que ele seja servido na mamadeira.

Para retirar o leite, você pode usar a forma manual, a bombinha manual ou a bombinha elétrica. Faça o teste ou converse com suas amigas para saber qual será a melhor opção. Retire o leite depois de amamentar seu bebê ou depois de mais ou menos uma hora e meia, tempo necessário para suas mamas se encherem novamente.

Foto: imworld.aufeminin.

Foto: imworld.aufeminin.

Fazendo o banco de leite do bebê

Depois de fazer a retirada, você vai precisar armazenar o leite. Coloque-o em botes de vidro esterilizados – ferva-os por cerca de 10 minutos, coloque-os sobre um guardanapo limpo e deixe-os secar naturalmente.

O leite pode ficar armazenado na geladeira por até 24 horas. No freezer o tempo é maior, de até 15 dias. Conforme você for armazenando, coloque etiquetas para se lembrar das datas.

Você pode inclusive retirar o leite para o bebê enquanto estiver no trabalho. Tente fazer nas horas que costumava amamentar o pequeno. Para isso, procure um local tranquilo e limpo, como a cozinha da empresa. Para fazer o transporte para casa, use uma bolsa térmica.


  • Add Your Comment

    *