Como preparar os seios para não rachar na amamentação

Além de dúvidas sobre amamentação clássicas como o posicionamento correto, como saber se o bebê está tomando leite suficiente (veja aqui uma matéria sobre amamentação) e se o leite é de boa qualidade ou não, muitas mães se perguntam se existe algum meio de preparar o seio para amamentar, já que existem muitos mitos sobre o assunto.

Foto: ammaparentingcenter

Foto: ammaparentingcenter

Quando devo começar a estimular os seios para amamentar?

O importante é começar os cuidados ainda durante a gestação, já que o processo de preparação do seio não acontece de um dia para o outro.

Como prepará-los?

As técnicas de preparação envolvem principalmente o fortalecimento do bico do peito e também a estimulação da produção de leite.

  • Higienização – A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

Esta regra prevalece no período de amamentação também. Sempre antes de cada mamada higienize os seios.

  • Massagens – As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com constância. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio.

Veja ainda: Como ter seios bonitos após a gestação

Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

Diminuir a sensibilidade – Para diminuir a sensibilidade do bico do seio, uma boa dica é usar camisetas sem sutiã, permitindo que o bico tenha atrito com a roupa, isso diminuirá a sensibilidade ao longo do tempo e não irá ferir o bico. Não é recomendado esfregar uma esponja no bico do seio, pois muitas mulheres relatam que o bico fica mais sensível devido à fricção mais forte.

Seio com bico invertido – As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente. Caso isso não ocorra, a futura mamãe deve fazer a seguinte massagem:

Segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).

Antes recomendava-se banho de sol, mas atualmente o banho de sol sem proteção vem sendo cada vez mais desestimulado, seja para que tipo de pele for e que idade for a mãe.


  • Add Your Comment

    *