Como limpar a boca do bebê antes de nascer os dentinhos

Enganam-se os pais que acreditam que a higienização da boca do bebê deve ser feita somente após o nascimento dos primeiros dentinhos. Na verdade, a limpeza deve se inciar muito antes para garantir a saúde da boca do bebê. Veja a seguir quais são os cuidados necessários em cada uma das etapas da vida do pequeno:

Limpeza nos primeiros meses

Nos primeiros meses de vida do bebê, antes mesmo do surgimento dos dentes, a higienização bucal deve ser feita depois das mamadas. Não se esqueça de fazê-la antes de colocar o bebê para dormir. Esse hábito é importante para remover da boca do bebê os restos de leite e de outros alimentos, caso ele tenha mais do que seis meses. Mas, como fazer? Muito fácil: pegue uma gaze ou fralda de pano umedecida e passe pelo interior da boca da criança. O mercado oferece materiais próprios, semelhantes a lencinhos umedecidos, que também podem ajudar bastante.

Leia ainda: Como dormir bem após o nascimento do bebê?

escoando os dentes do bebe

Dentinhos nascendo

Os primeiros dentinhos aparecem por volta do primeiro ano de vida, na maioria dos casos na parte da frente da boca do bebê. Quando os dentinhos começarem a nascer, a gengiva vai ficar sensível, mas não deixe de limpá-la mesmo assim, basta ter mais cuidado. Não deixe de realizar a limpeza nesse período: ela diminui o risco de infecções no local.

Escova de dente

Quando os dentinhos do fundo surgem, chega a hora de adotar a escova de dentes para a higiene bucal. Na hora de comprar a escova, verifique a indicação da idade. É que o objeto deve ter cerdas macias e cabeça pequena, para que consiga alcançar todas as partes da boca. Aqui, o creme dental deve começar a ser incorporado. Até que apareçam os primeiros dentes permanentes, o creme dental deve ser sem flúor.

Produtos corretos

Quando for comprar produtos para a limpeza bucal de seu bebê, lembre-se que é preciso escolher com cuidado. Nada de produtos com flúor ou álcool.


  • Add Your Comment

    *