Importância da hidratação na gestação

Se beber água já é algo importante para manter a saúde do corpo no dia a dia, durante a gestação isso é fundamental e deve ser seguido à risca pelas gestantes. Veja a seguir todos os motivos:

Por que a água é importante na gestação?

A água é importante para o corpo na gestação pois ajuda promovendo muitos benefícios: a melhora da circulação sanguínea, a irrigação do útero e da placenta, a estabilização da pressão arterial, a eliminação das toxinas. O líquido ainda previne infecções urinárias, que podem ser comuns neste período, e deixa o líquido amniótico em quantidades adequadas para o bebê.

 Leia ainda: Quarto do bebê com cores neutras

Quanto beber?

O indicado é que as gestantes bebam de 1,5 a 2 litros diariamente, mesmo antes de sentir sede. Se a mulher não está acostumada, sucos de frutas, água de coco, frutas e outros alimentos repletos de água ajudam a alcançar a meta recomendada por médicos.

Leite

O leite, além de concentrar bastante água (cerca de 90% de sua composição), possui ainda muito cálcio e proteínas, que também devem ser ingeridos neste período. A mulher deve preferir as versões desnatadas ou semidesnatadas. Bater leite e frutas é uma deliciosa opção.

Caldos e sopas

Os caldos e sopas ajudam a hidratar. Prefira aqueles com legumes e carnes, que fornecem ainda proteínas e minerais.

Mas, é bom evitar…

Evite ingerir qualquer bebida durante ou logo após as refeições. Além de dificultar a digestão, o estômago está sendo comprimido pelo útero, e não tem mais a capacidade de abrigar tanta comida quanto antes.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ingerir líquidos ajuda a combater o inchaço, normal na gestação, e não o contrário.

Se você quer ter uma noite de sono sem interrupções, evite beber água até uma hora antes de dormir.


  • Add Your Comment

    *