Veja como ensinar o bebê a usar o copo

As mudanças de hábitos dos bebês, como a transição da mamadeira para o copo, são delicadas. Elas podem demorar, enfrentar resistência dos pequenos e demandar paciência dos pais. Porém, são necessárias. E por isso vale a pena saber como fazer isso da melhor maneira possível. Veja só:

Quando incentivar o uso do copo?

A maioria dos especialistas, pediatras e dentistas, recomendam que o uso do copo comece a ser incentivado quando o bebê completar um ano. Alguns meses antes os pais já podem apresentar o objeto aos bebês, colocando nele água ou suco. Ofereça os copinhos de plástico infantis, que possuem tampa e alças ou ainda aqueles com canudinhos. É preciso ensinar direitinho como beber o líquido, tomando cuidado para não derrubar.

Nesta idade o bebê já possui firmeza nas mãos e começa a pegar objetos com mais cuidado. Em alguns casos, o bebê pode rejeitar o copo, mas tenha paciência e tente mais tarde. Algumas crianças começam a querer imitar os hábitos dos pais e dos irmãos mais velhos, o que deve ser explorado.

Leia ainda: Dicas de temas para quarto de bebê

Tirando a mamadeira na hora de dormir

Se seu bebê está acostumado a beber leite antes de dormir, tente oferecer leite no copo e quando ele estiver deitado, uma mamadeira com água. Assim, além de aos poucos eliminar a necessidade da mamadeira, a criança não dorme com a boca “suja” de leite, o que faz mal para a saúde bucal.

Outras dicas

  • Reserve a mamadeira apenas para o leite puro. Ofereça qualquer outra bebida no copo, inclusive o leite com achocolatado. Faça disso uma regra;
  • Uma alternativa para os copos, inicialmente, são as garrafinhas esportivas, que conservam a bebida bem fresca;
  • Leve seu bebê junto com você na hora de comprar um copo, assim ele vai escolher o que mais lhe agrada.