Como escolher o colchão ideal para o bebê

Na hora de decorar o quarto e comprar o berço do bebê, existe um detalhe muito importante que muitas vezes passa desapercebido: o colchão.

Durante os primeiros meses de vida o pequeno ainda possui horários irregulares, e os momentos de sono são imprescindíveis para que ele descanse e continue se desenvolvendo bem.

Apesar de o corpo da criança ser ainda bem leve, os pais precisam prestar atenção, e optar por produtos que primem pela ortopedia, durabilidade, conforto e até mesmo higiene.

A importância do colchão correto

Os colchões são de fundamental importância para o desenvolvimento do bebê. Quando o colchão não permite o alinhamento correto do corpo do recém-nascido ele pode ter problemas de crescimento, que infelizmente só serão percebidos quando a criança estiver maior, com três anos ou mais.

Os pais também devem ficar atentos ao choro do bebê. Se ele chorar sempre no momento em que é colocado para dormir o motivo pode não ser cólica ou fome, e sim o desconforto causado pelo colchão.

Quando for escolher o colchão, os pais devem buscar o melhor. Existem alguns destinados a motivos específicos, como os que diminuem risco de regurgitação, azia, tosse, engasgo e que auxiliam na respiração.

Leia ainda: Como manter a beleza durante a gestação

Confira nessa tabela abaixo como escolher o colchão ideal pela densidade:

tabela-de-densidade para colchão de bebe

Qual colchão correto para recém-nascidos?

O tamanho D18 é o indicado para recém nascidos e crianças até 03 anos. Por ser um tamanho especial, não é citado na tabela acima.

Dicas para escolher o colchão ideal

Antes de comprar, preste atenção aos seguintes conselhos:

  • Não compre colchões usados;
  • Não opte prontamente por aqueles que já estão dentro do berço na exposição da loja. Antes procure saber o que de fato oferecem de bom;
  • Escolha os antialérgicos e com tratamento antiácaro, já que o bebê ainda não está imune a estas ameaças;
  • Para os primeiros meses de vida, prefira os colchões de altura média, para que o bebê fique mais seguro e não alcance o topo da grade de proteção do berço;
  • Prefira colchão de espuma ao invés do colchão de molas;
  • Os colchões impermeáveis podem aumentar a temperatura do corpo do bebê, aumentando seu suor.