Como fazer o bebê passar a dormir na cama

Seu bebê está crescendo e você acha que já está na hora de fazê-lo dormir na cama? Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja como promover a transição de maneira tranquila para todos:

Até que idade o bebê deve ficar no berço?

Não há uma idade certa e definitiva. Tudo depende do grau de desenvolvimento motor, pisocológico e da maturidade do seu bebê. De maneira geral, os pais percebem que o berço já pode dar lugar à cama quando a criança já domina seus movimentos e consegue sair da cama facilmente sem cair, bem como consegue sair do sofá, descer de brinquedos e subir escadas.

A maioria das crianças consegue este grau de desenvoltura aos dois anos de idade, mas isso pode variar para mais ou para menos.

 Leia ainda: Dicas para parar de fumar antes da gestação

Como fazer a mudança?

A mudança do berço para a cama deve ser gradativa, para que o bebê se acostume e se adapte facilmente. A transição não deve ser feita juntamente com outras medidas, como troca de quarto e início da interrupção do uso de fraldas.

Durante o processo a criança não deve ser levada de volta ao berço, o que significa um retrocesso. Por isso é que os pais devem estudar muito bem o momento correto para a mudança.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Evitando quedas

Para proteger e evitar as temidas quedas, os pais devem providenciar proteções laterais para a cama. Outra medida importante é manter o lençol bem preso ao colchão e à cama.

Para aumentar a segurança, especialistas indicam que a cama possua a menor altura possível – a altura deve ser aumentada gradativamente conforme o crescimento do bebê. Alguns modelos de camas possuem proteções laterais portáteis, que podem ser retiradas e acompanhadas a outras camas, muito úteis para quando a criança vai dormir na casa dos avós, por exemplo.

 


  • Add Your Comment

    *