Como dar o primeiro banho no bebê

You are currently viewing Como dar o primeiro banho no bebê

Quando o seu filho chega, você sente uma alegria imensa e um amor indescritível. Porém, junto dessa criatura pequeninha vem também muitas dúvidas. A hora do banho é um dos momentos que traz mais aflição para os pais. Muitas dúvidas surgem, pelo medo de ter que colocar esse bebê tão pequeno na água.

A importância do primeiro banho

Além de refrescar, o banho é importante para a higiene, pois nele são retirados do bebê os resíduos de urina e cocô. Os pequenos ficam mais calmos e relaxados, principalmente, por causa do toque na pele. Eles sentem como se fosse um tipo de massagem. Dependendo do clima, são recomendados de um a dois banhos por dia, mas, pelo menos nos primeiros dias, um banho é regra.

Não use sabonetes antissépticos, pois eles tiram a proteção da pele. Ainda nos primeiros dias, também evite xampus e perfumes. Se mais para frente quiser usá-los, teste os antes. Alguns pediatras não liberam o uso antes dos seis meses. Porém, tudo é conversado com cada médico. Assim como as mães, eles têm muitas opiniões variadas.

Leia também: Soluço em bebês, como parar?

Importante: Apesar dos mais velhos aconselharem por um pouco de álcool no banho, isso é errado. A água ainda deve ser filtrada.

Passo a passo do 1º banho do bebê

Você deve dar um banho por dia no bebê. De preferência, no período mais quente do dia, entre as 11h e 15h, em um ambiente livre de correntes de ar e próximo ao local de troca de roupa.Deixe o material para o banho sempre preparado antes. A temperatura da água deverá ser de 36ºC. Após despir o seu bebê, limpe muito bem seu bumbum e inicie o banho.

Lave primeiro o cabelo, jogando a água da frente para trás, depois o rosto e em seguida o tronco, braços, barriga, região genital, pernas e pés. Sem deixar para trás as dobrinhas e as axilas.Não esfregue o sabonete diretamente em sua pele. Depois, seque muito bem o seu bebê.Corte suas unhas, usando uma tesourinha sem pontas, e deixe-as bem arredondadas para que ele não se arranhe.

Confira ainda: Cuidados com bebês recém-nascidos

Dica para melhorar o banho

Com a prática você vai ver que seu filho fica mais confortável em algumas posições e que, as vezes, fazer as coisas do seu jeitinho é o melhor, tanto para você, quanto para seu bebê.

Veja um vídeo explicativo de como dar banho em recém-nascidos:

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário