Bebê recém-nascido: primeiros cuidados

Assim que você chegar em casa com seu bebê recém-nascido, começará uma longa maratona, que é um pouco desgastante. Você perderá algumas horas de sono para poder trocar, consolar e alimentar seu filho, enquanto seu corpo pedirá desesperadamente por uma cama.

A vida de agora, até alguns meses para frente, se resumirá em deitar, escutar o choro dele, levantar, resolver o que causa o choro, deitar e começar tudo de novo.

E é provável que você passe por uma fase de ansiedade e angústia nas primeiras semanas. Isso é normal. É compreensível que suas forças, após alguns dias, comecem a faltar, mas o importante será sempre acudir o seu filho.

O aleitamento será uma das tarefas mais complicadas. Pode ser que no começo, pareça que seu bebê não quer mamar, mas depois acabará se tornando algo muito frequente.

Ofereça o peito ao bebê sempre que ele pedir, isso irá evitar que ele chore. Só pare quando o bebê não quiser mais.

Infelizmente, será necessário controlar o sono por causa das mamadas, mas com o tempo você pode começar a regular as mamadas da madrugada.

Enquanto isso, descanse, fazendo uma sesta nas horas vagas no decorrer do dia.

Dessa forma, o stress, bem como o cansaço, diminuirá, e você conseguirá recarregar as energias. Caso o bebê esteja mamando na mamadeira, o papai poderá ajudar.

Agora que você já recebeu algumas informações, veja alguns conselhos básicos de especialistas.

Cuidados com o recém-nascido

Essas dicas incluem cuidados básicos relacionados aos olhos, língua, orelhas, pés, umbigo, vacinas, banho, febre, cólica e muito mais. Veja e aprenda:

Olhos 

É normal que nos primeiros dias seu bebê tenha o rosto e os olhinhos inchados. Caso tenha remela, limpe com algodão umedecido em água fervida, do canto do olho para fora.

cuidados com o bebê recém-nascido

(Foto: FirstCry Parenting)

Faça o teste do olhinho, para saber se está tudo bem e se não há nenhum problema.

Orelhas

Sempre limpe as orelhas bem, mas não deixe cair água nelas na hora do banho. Caso contrário, pode haver uma infecção.

Faço o teste da orelhinha, para saber se está tudo bem e se não há nenhum problema.

Língua

Faço o teste da linguinha, para saber se está tudo bem e se não há nenhum problema.

Pezinhos

O teste do pezinho é feito com a extração de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê recém-nascido e serve para testar o funcionamento genético do seu metabolismo.

O objetivo é detectar precocemente algumas doenças, tornando possível o tratamento imediato, até mesmo antes que elas se manifestem.

Quando você sair da maternidade, receberá, além de outras informações, a requisição para realizar o teste, que deve ser feito quando o seu bebê estiver com idade entre 2 a 7 dias de vida.

Umbigo

O umbigo precisa estar sempre seco e limpo. A limpeza deve ser feita uma vez por dia, com uso de sabão neutro durante o banho, até a queda espontânea do coto umbilical, que ocorre por volta do 7º dia após o nascimento.

umbigo do bebê recém-nascido

(Foto: World of Moms)

Seque-o com uma toalha, e em seguida, passe em toda a região um cotonete umedecido em álcool 70º. Não utilize nenhum outro produto e não cubra o umbigo com faixas, pois ele deve ficar arejado para permanecer bem seco.

Procure evitar que a cintura da fralda fique sobre o umbigo. Se você notar alguma anomalia na área do umbigo, entre em contato com o pediatra, pois uma infecção nesta região é super perigosa.

Fraldas 

Troque as fraldas do seu filho sempre que for necessário e não economize. Dessa forma, você diminuirá os riscos dele ter assaduras.

Caso você utilize fraldas de pano, lave-as sempre com sabão neutro.

Nas meninas, a limpeza do bumbum deve ser feita da frente para trás, para evitar o risco de infecção vaginal.

Chupetas e mamadeiras 

Evite a chupeta, mas se não for possível, a solução é escolher o modelo com bico ortodôntico. O da mamadeira também.

Sempre lembrando de usar ambos os produtos para a idade correta da criança.

Os bicos podem ser de látex ou silicone. A parte externa da chupeta tem que acompanhar a curvatura do rosto do seu bebê, para impedir que ele respire pela boca.

Roupinhas

As roupas do bebê devem ser sempre lavadas com sabão neutro, enxaguadas com bastante água corrente e passadas a ferro quente antes do uso.

Não utilize nada além disso, pois outros produtos podem causar irritação na pele dele.

Vacinas 

Confira sempre o Calendário de Vacinação, desde os primeiros dias de vida. Não deixe que seu filho fique sem nenhuma vacina.

vacinas de bebê recém-nascido

(Foto: Kinedu Blog)

A vacinação permite o controle e/ou erradicação de doenças graves. O “Cartão de Saúde da Criança” é o primeiro documento do bebê e agrega em um único instrumento, além do registro de todas as vacinas, uma série de informações, como os dados de identificação do seu bebê, anotações sobre o parto e condições de nascimento, um gráfico para acompanhamento da evolução do peso/idade, doenças mais importantes, dados da imunização e etc.

Hora de dormir

Bebês costumam dormir cerca de 21 h por dia. O sono é muito importante para o seu desenvolvimento regular e saudável.

Quando você puser seu bebê para dormir, deixe-o sempre de costas ou de lado e nunca de barriga para baixo.

Antes de deitá-lo, faça ele arrotar se tiver mamado e alise muito bem os lençóis do berço para que dobras não machuquem a pele dele.

Pediatra 

A primeira visita do bebê ao pediatra deve ser feita quando ele tiver 7 dias. Será feito um exame geral, onde o peso e a estatura dele serão conferidos.

É também uma boa oportunidade para você esclarecer suas dúvidas. As outras consultas serão mensais, para que seja feito um acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dele.

Choro

O choro pode confundir no início, mas depois de um tempo você vai entender qual choro significa o que.

O importante é aprender a identificar o choro e responder de imediato às suas exigências, sempre evitando, porém, correr cada vez que ele chora.

Assim ele não aprende a usar o choro como uma estratégia para nunca ficar sozinho. Se mesmo dando toda a atenção e cuidados ao seu bebê, ele continuar chorando convulsivamente, leve-o ao pediatra para que se possa avaliar o porque do choro.

Cólica

A cólica pode afetar os bebês até o terceiro mês e desaparece de repente sem qualquer tipo de tratamento.

Não se sabe o que provoca as cólicas, mas alguns pediatras acreditam que seja pela dificuldade que os bebês têm para se adaptar ao leite materno, enquanto outros dizem que são provocadas pelo excesso de ar no estômago ou até mesmo, pela ansiedade transmitida pelos pais.

bebê recém-nascido com cólica

(Foto: MdeMulher)

Apesar de não ter tratamento, tem alguns remédios para aliviar o problema. Quando as cólicas surgem, o pediatra deve ser consultado, principalmente, se outro sintoma como falta de apetite, febre ou perda de peso, aparecer junto.

Febre

Quando você perceber que seu bebê está febril, deve imediatamente medir sua temperatura. A medição deve ser feita na axila ou na virilha.

Quando a temperatura for medida na axila, o normal é medir até 36,5ºC e na virilha, até 37,5ºC. A alta da temperatura é a indicação de que alguma coisa não está bem e se torna perigosa quando subir demais.

Se o bebê apresentar alteração na temperatura, não deixe de levá-lo o quanto antes ao pediatra.

Banho em bebê recém-nascido

Você deve dar um banho por dia no bebê. De preferência, no período mais quente do dia, entre as 11h e 15h, em um ambiente livre de correntes de ar e próximo ao local de troca de roupa.

Deixe o material para o banho sempre preparado antes.

A temperatura da água deverá ser de 36ºC. Após despir o seu bebê, limpe muito bem seu bumbum e inicie o banho.

Lave primeiro o cabelo, jogando a água da frente para trás, depois o rosto e em seguida o tronco, braços, barriga, região genital, pernas e pés.

Sem deixar para trás as dobrinhas e as axilas. Não esfregue o sabonete diretamente em sua pele. Depois, seque muito bem o seu bebê.

Corte suas unhas, usando uma tesourinha sem pontas, e deixe-as bem arredondadas para que ele não se arranhe.

bebê recém-nascido

Confira dicas para dar banho em bebê recém-nascido (foto: divulgação)

Confira um vídeo no Canal do Dr. Dráuzio Varela que dá dicas muito interessantes para cuidar do seu bebê recém-nascido.

Como dar banho no bebê  e outras dicas