Como cuidar dos dentinhos do bebê

Os primeiros dentinhos dos bebês começam a surgir por volta dos seis meses, e não é porque eles são “de leite” que não necessitam de cuidados. Alguns hábitos vão determinar a saúde e aparência dos dentes no futuro.

Cáries

As cáries podem aparecer ainda nos primeiros dentes da criança, independente da idade. Elas são causadas pelo acúmulo frequente e constante de resíduos nos dentes, principalmente açúcar.

Leite, suco de frutas e outras comidinhas especialmente destinadas a bebês possuem açúcar, que não pode se acumular nos dentes. Sendo assim, não deixe que seu filho durma enquanto toma uma mamadeira de suco ou leite, isso pode ser prejudicial.

Quando surgem, é mais comum que as cáries apareçam nos dentes anteriores, sejam os de cima ou de baixo.

Por isso, caso seu filho já seja mais grandinho, escove seus dentes a cada refeição. Caso ele ainda não consiga, limpe seus dentes e gengiva utilizando um pano ou gaze levemente molhada.

A importância do flúor

O flúor é importante para os pequenos mesmo antes de seus dentes terem nascido. A substância fortalece a esmaltação dos dentes enquanto eles ainda estão se formando, no interior das gengivas.

O flúor está presente na maioria das casas brasileiras através da água, já que muitas empresas de distribuição acrescentam a quantidade necessária. Para saber se isso ocorre em seu município e em que quantidade, ligue para a empresa responsável.

Caso isso não ocorra ou a quantidade não for suficiente, o dentista ou o médico pediatra podem indicar pequenas quantidades ministradas diariamente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uso de medicamentos

O uso de medicamentos durante a gestação ou amamentação deve ser indicada e acompanhada por um médico, já que muitas vezes os efeitos podem atingir os bebês. O antibiótico tetraciclina, por exemplo, não deve ser usado na segunda metade da gestação ou durante a amamentação, já que causa manchas e descoloração nos destes da criança, inclusive nos permanentes.