Como cortar as unhas do bebe recém nascido

Os pais de primeira viagem, principalmente, ficam um pouco perdidos quando precisam cortar as unhas de seus bebês recém-nascidos. De fato eles são ainda muito pequenos e frágeis, mas o cuidado é importante não só para sua higiene pessoal

Perigos das unhas compridas

As unhas dos bebês devem ser cortadas logo que começam a crescer, pois o pequeno pode arranhar seus braços, cabeça, rosto ou machucar os olhos. Algumas crianças já nascem com unhas enormes, e as enfermeiras podem cortá-las ainda no hospital, basta solicitar a elas.

Por outro lado, os pais devem ficar calmos para não machucar o bebê e procurar realizar o procedimento quando eles não estiverem agitados.

Leia ainda: Como escolher o melhor tipo de parto

Materiais e passo a passo

Para cortar as unhas do bebê com segurança, você deve primeiro separar os materiais necessários. As opções são alicate, cortador de unhas ou tesoura sem ponta. Há ainda a opção de escolher cortadores próprios para crianças, que são menores e mais seguros.

Lave bem as mãos antes de começar, e identifique o melhor momento.

Após o banho pode ser mais fácil, já que as unhas estão mais macias. Além disso, se seu bebê for muito agitado, aproveite para fazer o serviço enquanto ele estiver dormindo ou mamando.

Para a segurança dele e para fazer tudo com mais tranquilidade, segure seus pés ou mãos e separe o dedo que terá a unha cortada de maneira firme.

Corte apenas a parte crescida da unha bem rente ao dedo. Faça com cuidado e cortes retos para evitar que os cantos encravem.

De quanto em quanto tempo cortar?

Na maioria dos bebês, a unha das mãos cresce mais rápido do que a dos pés. Sendo assim, corte-as uma vez por semana ou de acordo com a necessidade. Já a dos pés, corte uma vez por mês.

Avalie este conteúdo!