Como ajudar o bebê a engatinhar

Os pais ficam sempre muito animados quando seus bebês começam a dar sinais de que estão prontos para ingressar em outra etapa do desenvolvimento e começam a querer engatinhar. Quando esse momento chega, as crianças já estão com músculos fortalecidos e coordenação motora e equilíbrio avançados. Quanto aos pais, eles não precisam ficar apenas observando: podem dar uma ajudinha. Veja como:

Exercícios para estimular os músculos do bebê

Em primeiro lugar, você vai estimular os principais músculos do bebê necessários para que ele engatinhe, que são os do pescoço e costas. Deite-se no chão com a barriga para cima. Coloque seu bebê deitado sobre você, com a barriguinha dele sobre sua barriga. Depois, segure o pequeno pelo tronco e levante-o e aproxime-o de seu rosto. Cante uma música para entretê-lo. Esse exercício deve ser feito com frequência pela mãe a partir dos três meses do bebê. O pequeno com certeza vai se divertir bastante.

  Leia ainda: Ideias para guardar lembranças dos seus bebês

Foto: clickgratis.

Foto: clickgratis.

Ajudando o bebê a engatinhar

Músculos desenvolvidos e fortalecidos, é hora de começar a de fato estimular seu bebê a engatinhar. Quando ele der os primeiros sinais de que está pronto e ansioso, coloque-o em uma superfície plana, com a barriguinha para baixo. Fora de seu alcance, coloque algo estimulante, como um brinquedo bastante colorido. Incentive-o a buscar seu brinquedo. Quando ele começar a engatinhar, elogie-o e mostre que ele está no caminho certo.

Cuidados importantes

Quando o bebê começa a engatinhar, os pais devem deixar tudo preparado. O pequeno vai começar a percorrer toda a casa, os espaços internos e externos. Sendo assim, retire todos os objetos que podem machucá-lo e que oferecem qualquer risco. Na cozinha, não deixe toalhas muito compridas na mesa, já que o bebê pode puxar e assim derrubar sobre si vasos, pratos, talheres. Também leve talheres para gavetas mais altas.