Como acalmar o bebê quando ele está agitado?

You are currently viewing Como acalmar o bebê quando ele está agitado?

É difícil acalmar um bebê quando ele está agitado, principalmente os recém-nascidos, que ainda não conseguem expressar suas vontades e sentimentos.

Para as mães de primeira viagem, que se desesperam nestes momentos, algumas dicas podem ser importantes, como as desenvolvidas pelo pediatra norte-americano Dr. Harvey Karp.

Suas ideias estão se tornando cada vez mais populares no hemisfério norte, veja só:

Verifique se está tudo bem com o bebê

Quando o bebê estiver agitado e chorando, observe se ele está com fome, se está com a fralda suja, com febre ou cólicas.

A técnica dos “5S”

O Dr. Harvey Karp escreveu um livro chamado “o bebê mais feliz do pedaço”, onde fala de sua técnica para acalmar bebês, chamada de 5S.

De acordo com o médico, os bebês recém-nascidos não estão acostumados à vida fora do útero, local onde estavam o tempo todo sob a proteção de suas mães – inclusive sentindo seus batimentos cardíacos.

 Leia ainda: Dicas para armazenar leite materno

O pediatra sugere que o bebê seja tratado, em seus três primeiros meses de vida, como se ainda estivesse na barriga materna.

Para tanto, algumas condições uterinas devem ser simuladas para acalmar o bebê. São elas as cinco abaixo:

  • Embrulhar o bebê (swaddling): o bebê pode acabar se assustando com os movimentos que é capaz de realizar, por isso você pode embrulhá-lo em sua manta, mantendo-o bem aconchegante;
  • Bebê de lado ou de bruços (side or stomach): o bebê já está acostumado a ficar dessas duas formas, então se sentirá bastante confortável. Mas, o bebê não deve ser colocado para dormir nesse jeito, quando estiver embrulhado, pois a mais segura é com a barriga para cima;
  • Balançando o bebê (swinging): para imitar o balanço do corpo da mãe, balance levemente o bebê;
  • Sugar (sucking): o movimento de sugar a chupeta distrai o bebê.

Não custa nada apostar nesse método para tentar acalmar o bebê.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário