Quando é a hora de tirar a fralda do bebê?

Este é um assunto que divide opiniões, já que as mães não sabem ao certo quando devem começar a ensinar seus filhos a usarem o banheiro. As fraldas são realmente muito práticas, mas seu uso não deve ser prolongado demais, nem retirado quando o bebê não está preparado. Leia abaixo mais sobre o assunto:

Idade e maturidade

Em países como Estados Unidos, onde o modo de vida competitivo afeta até mesmo a vida dos pequenos, as crianças começam a abandonar as fraldas e a usar o banheiro antes mesmo de completarem um ano e meio. Porém, segundo os médicos brasileiros, nesta idade os bebês não possuem maturidade fisiológica nem psicológica para deixar de usar fraldas e visitar o toalhete como os adultos.

Quando a fralda é tirada antes da hora certa, a criança se vê mais vulnerável e pode apresentar problemas orgânicos como fazer xixi nas roupas ou até mesmo bloqueios emocionais.

Leia ainda: Câimbra na gestação é normal?

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Idade correta

É difícil falar em idade correta, mas a maioria das crianças deixa de usar as fraldas matutinas e vespertinas a partir dos dois anos e meio. O processo de ensinar o bebê a utilizar o banheiro só deve começar quando a criança se mostrar madura para isso. Alguns sinais apresentados pelas crianças são desconforto relacionado ao uso da fralda e aviso sempre que sujam a mesma.

Respeito e paciência

De qualquer maneira, os pais precisam respeitar o desenvolvimento de seus filhos – antes mesmo de verificarem somente a idade, já que cada criança é única. Caso contrário, vão apressar um processo que poderia ser tranquilo e rápido se acontecesse no tempo certo. A paciência também faz parte e é fundamental para que este período de transição ocorra da melhor maneira possível.