Com quantos meses o bebê começa a engatinhar?

A idade exata pode variar de bebê para bebê, e alguns, inclusive, decidem pular essa etapa e querem começar a andar imediatamente. Veja a seguir todas as informações importantes sobre o assunto:

Idade

A maior parte dos bebês começa a engatinhar quando completa sete ou oito meses. Outros, começam a engatinhar um pouquinho mais tarde, por volta dois 11 meses ou um ano. Nestes casos, alguns bebês primeiro querem ficar de pé, se apoiando em objetos diversos da casa. Porém, quando percebem que não conseguem andar ainda, voltam atrás e engatinham.

 Leia ainda: Como detectar o autismo em bebês

Isso é normal, mas os pais não devem aproveitar e forçar o bebê a dar seus primeiros passos. É importante não pular uma etapa. Engatinhar faz parte do desenvolvimento do bebê, que começa assim a descobrir suas possibilidades e se sentir estimulado para buscar mais.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Andador

O andador era muito comum até alguns anos atrás, mas começou a ser condenado por médicos. Os especialistas aconselham que os pais não comprem andadores para seus filhos por diversos motivos. O primeiro deles é que o andador faz com que a criança crie o hábito de andar na ponta dos pés, o que é bastante prejudicial para a coluna. Além disso, de acordo com várias pesquisas, o andador é responsável por inúmeros acidentes envolvendo bebês, muitos deles graves.

Como incentivar o bebê a engatinhar?

O ideal é que depois que o bebê conseguir ficar sentado sozinho, os pais deixem que ele fique à vontade no chão para que comece a engatinhar. E, nada de facilitar. Para incentivá-lo a explorar a casa e seus movimentos, evite pegá-lo no colo sempre que o bebê solicitar. Da mesma maneira, não busque brinquedos que estão longe, deixe que o bebê sinta-se instigado a buscá-los.