Até quando a cor do olho do bebê pode mudar?

Os pais sempre nutrem grande curiosidade pela cor dos olhos de seus bebês. Afinal, isso ajuda a imaginar como serão com o crescimento e também a saber de quem “puxaram” a maior parte das características, se foi do pai ou da mãe.

Porém, não é possível fazer essa identificação assim que o bebê nasce. Seus olhos ainda vão mudar de cor. Você sabe por que? Veja a explicação para esta e outras dúvidas:

Os primeiros dias de vida do bebê

Após o nascimento, e durante os primeiros dias de vida do bebê, não é possível saber qual a cor exata de seus olhos. A cor é um tanto quanto indefinida, e a maioria possui olhos cinza escuros.

 Leia ainda: Como deixar a comida do bebê mais nutritiva

Mudança de cor

Conforme o bebê vai crescendo, seus olhos vão aos poucos ganhando a cor que terão por toda a vida, seja verde, azul ou castanha. Essa mudança ocorre porque durante os primeiros dias de vida, o bebê ainda possui uma quantidade de melanina muito pequena na íris, e é ela quem vai determinar, de fato, a cor dos olhos.

A íris fica atrás da córnea, e a pupila é um orifício localizado no centro da primeira. A pupila é sempre escura devido à escuridão dentro do olho. A mudança da cor dos olhos de um bebê acontece até um período que varia de três a seis meses de idade. Depois disso, a cor irá permanecer a mesma.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como a cor é definida?

A cor dos olhos é definida pela quantidade de melanina trazida pelo bebê em sua carga genética.

No entanto, existem fatores externos que podem provocar alteração na coloração. Alguns medicamentos são capazes de promover esta mudança, como o bimatoprosta. Ele é usado para o tratamento de glaucoma, e pode transformar a irís azul ou verde em castanha.

Outras alterações

Algumas alterações genéticas também são capazes de mudar a cor dos olhos, como as uveítes e o albinismo. Alguns albinos possuem tão pouca melanina nos olhos que eles chegam a ser cor de rosa.

A grande mistura de povos que compõem o brasileiro é outro fator que possibilita pessoas morenas terem olhos verdes, por exemplo.

A valorização de determinada cor na sociedade

As sociedades costumam valorizar o que é raro: se em um local os olhos azuis são comuns, os castanhos são mais desejados. Porém, os pais precisam ter em mente que o mais importante é que os olhos de seus filhos tenham saúde, independentemente da cor.