Quando se preocupar com a febre durante a gestação?

You are currently viewing Quando se preocupar com a febre durante a gestação?

Correr para o consultório médico ou esperar passar? Esta é uma dúvida comum de gestantes quando sentem febre. No entanto, o aumento da temperatura corporal pode ser muito grave, e causar sérias consequências para as mulheres e seu bebê. Veja a seguir como proceder:

A febre na gestação

Durante a gestação, o sistema imunológico da gestante fica mais suscetível e frágil, sendo assim, é mais fácil adquirir infecções ou gripe, por exemplo, e ambos os problemas podem causar febre.

Caso tenha febre, a mulher não deve se auto-medicar ou esperar a temperatura baixar sozinha: é preciso procurar imediatamente seu médico.

Leia ainda: Como distrair o bebê durante uma viagem

Consequências da febre

Durante as primeiras semanas de gestação, a febre pode provocar a má formação do feto e também um aborto espontâneo caso a temperatura da mulher fique elevada por um longo período.
gravida com febre

No final da gravidez, a febre é também muito séria. Ela pode acelerar o parto e fazer com que o bebê nasça prematuramente.

Por que isso acontece?

Quando o corpo atinge temperaturas elevadas demais, uma substância chamada prostaglandina é incentivada. Ela provoca a contração muscular, incluindo a contração do útero.

Quando o útero se contrai, o parto prematuro ou o aborto podem acontecer.

Em caso de febre, procure um médico

Mesmo que a alteração na temperatura seja pequena, a mulher deve avisar seu médico. De imediato, o profissional vai se preocupar em fazer sua temperatura voltar ao normal.

Como antitérmico, o paracetamol é o mais indicado, mas o médico é quem deve receitá-lo.

Outras recomendações

Para baixar a temperatura da gestante, são indicados alguns cuidados: ficar em local ventilado e arejado e tomar banho com água morna.

Comer alimentos leves e ingerir bastante líquido, não se esquecendo da hidratação, são outros cuidados importantes.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta