Chupetas para o bebê, látex ou silicone?

You are currently viewing Chupetas para o bebê, látex ou silicone?

As lojas de artigos para bebês oferecem uma enorme diversidade de chupetas para as crianças, feitas de diversos materiais. Os mais comuns são o látex e o silicone. Na hora da compra, porém, os pais ficam cheios de dúvidas. Afinal, por qual deles é melhor optar?

Veja a seguir as principais características e vantagens de cada material para guiar sua compra:

Como escolher?

Após conhecer as características de cada material, a escolha deve ser pautada em dois principais pontos: a preferência dos pais e a aceitação do bebê.

Leia ainda: Gestação após cirurgia plástica

Chupetas de látex: vantagens e desvantagens

As chupetas de látex são bastante suaves e flexíveis – o material é bastante parecido com as mamas da mulher. Elas são indicadas para bebês que possuam dificuldade para mamar e com sucção lenta.

Apesar da semelhança com o seio da mãe, o látex tem um sabor característico que pode dificultar um pouquinho a adaptação ou causar rejeição.

Uma dica para diminuir a rejeição do bebê é ferver a chupeta por três minutos no leite após ter feito a esterilização.

As desvantagens da chupeta de látex são a duração menor – já que o material se degrada mais rapidamente. Se usada todos os dias, a chupeta de látex tende a durar um mês.

Chupeta de látex. (Foto: Divulgação).
Chupeta de látex. (Foto: Divulgação).

Quais são as vantagens e desvantagens da chupeta de silicone?

As chupetas de silicone são aquelas que possuem bico incolor – o material não possui qualquer sabor. Elas são menos flexíveis, mas em contrapartida são mais resistentes do que as de látex, inclusive contra á água e ao calor, dentre outros. Elas também não absorvem umidade e líquidos com facilidade.

As chupetas de silicone são indicadas para crianças que possuem sucção rápida. A duração delas é maior quando comparadas às de látex, cerca de dois meses.

Chupeta de silicone. (Foto: Divulgação).
Chupeta de silicone. (Foto: Divulgação).

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta