Riscos do uso de analgésicos durante a gestação

You are currently viewing Riscos do uso de analgésicos durante a gestação

Os analgésicos, muitas vezes utilizados pelas gestantes sem o devido controle médico, podem prejudicar o desenvolvimento dos bebês. É o que diz um recente estudo científico realizado na Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Paracetamol: o grande vilão

A maioria dos analgésicos possui paracetamol em sua fórmula, e ele seria o grande vilão da história. De acordo com o estudo, mulheres que fazem uso de paracetamol durante a gestação possuem mais chances de ter bebês com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que possui como principais sintomas a dificuldade de concentração, inquietude e impulsividade.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

 Leia ainda: Gravidas famosas que engordaram muito

A pesquisa

A pesquisa cientifica foi divulgada pelo Jornal da Associação Médica Americana e é importante para que sejam revistas as recomendações feitas às gestantes quando o assunto é analgésico e paracetamol. O medicamento não é tão seguro para gestantes, e os meses que mais apresentam risco de ingestão são do quarto até o nono da gestação. Quando ingerido no segundo e terceiro mês da gestação, o paracetamol aumenta em até 75% as chances de o bebê nascer com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Para que se chegasse a estes resultados, foram analisadas 64 mil gravidas, desde o uso de analgésicos na gestação até o comportamento de seus filhos no pós-parto.

Outros estudos

Por outro lado, alguns estudos estão sendo desenvolvidos e mostram que o uso de paracetamol na gestação pode não prejudicar o bebê.

A importância do acompanhamento médico

De qualquer maneira, a questão é que sempre que a gestante for fazer uso de um medicamento, por mais inofensivo que ele possa parecer, é importante consultar um médico. Ele saberá avaliar as reais necessidades e as possíveis consequências e efeitos para a gestação e para o bebê.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta