Cheiro forte faz mal na gravidez?

Será que aquele cheiro forte faz mal na gravidez? Pode prejudicar o processo de desenvolvimento do bebê? Saiba mais sobre o assunto nessa matéria.

Quem pretende passar por uma gravidez tranquila e saudável para si e para seu bebê costuma se preocupar com todos os detalhes. E tem razão nisso. Gravidez não é doença e nem mesmo se parece com uma, mas é um período em que pequenos cuidados devem ser tomados em algumas atividades que antes eram rotina, para evitar qualquer tipo de problema.

Entre tantas informações verdadeiras e falsas que os pais recebem durante a gravidez, a questão dos cheiros fortes pode surgir.  A verdade é que a inalação de certas substâncias podem, sim, interferir em algum aspecto da gravidez ou até mesmo no desenvolvimento do feto. De acordo com o obstetra Domingos Mantelli, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”, a indicação mais comum é de que a grávida evite se expor a todo e qualquer cheiro forte.

Foto: Bambino

Foto: Bambino

Não apenas pelo risco de enjoos, mas também por certas substâncias com cheiro forte que podem prejudicar a gravidez: “Vale dizer que a inalação de tinta, tinner ou formol, produtos muito fortes, além de causar enjoos e mal estar, pode chegar a provocar também problemas fetais, já que a substância pode ser absorvida pelas mucosas nasais. No caso da gravidez no primeiro trimestre, podem causar alterações, principalmente os cheiros relacionados a substâncias químicas”, esclarece o Dr. Domingos.

Leia também: Mal-estar matinal na gestação, como amenizar?

Por esse motivo, o contato com produtos de limpeza, produtos químicos e tintas (inclusive para o cabelo) deve ser evitado, principalmente nos três primeiros meses de gravidez, que são os meses mais delicados. Não são todos esses produtos que podem causar problemas, portanto se não puder evitar a exposição a algum produto, leia atentamente o rótulo, procure manter o local ventilado e não deixe de pesquisar se alguma substância pode significar risco.

Foto: Radar2

Foto: Radar2

Existem cheiros que pioram os enjoos na gravidez?

O Dr. Domingos explica que é comum que a gestante sinta que não está gostando de cheiros que antes não incomodavam: “Durante a gestação existe uma condição chamada perversão olfativa, quando as mucosas nasais modificam seus parâmetros para os odores já conhecidos, pelo fato de estarem mais entumecidas e mais inchadas, fazendo com que a gestante passe a não tolerar cheiros antes que gostava”.

Fique atenta às substâncias com as quais você tem contato e se elas podem conter algum ingrediente duvidoso. Sintomas estranhos e outras informações de procedência não especializada devem ser conferidos sempre com o médico obstetra.


    1. Edinilda paixao 30 de novembro de 2016

    Add Your Comment