Caroço no pescoço do bebê, o que pode ser?

You are currently viewing Caroço no pescoço do bebê, o que pode ser?
Foto: healthtap.com

Algumas mamães enfrentam esse problema com seus bebês. É realmente um susto para quem for mãe de primeira viagem. Geralmente não é um quadro crítico, podendo ser facilmente tratado se for levado ao médico.

Saiba o que é e como proceder agora.

O que são?

Se você tomou um susto quando sentiu que seu bebê está com um “caroço no pescoço” e não sabe o que fazer, saiba que isso pode ser adenomegalias.

Esses caroços costumam aparecer na faixa etária pediátrica. São inflamações de gânglios e linfonodos (presentes no sistema imunológico). Eles podem aumentar de tamanho e podem ser resultado ou não de infecção.

Os linfonodos estão presentes em várias regiões do corpo como axilas, virilhas e pescoço. Considera-se aumentados quando estão acima de um centímetro.

Foto:  healthtap.com
Foto: healthtap.com

Com que frequência aparecem?

Geralmente 30% das crianças podem apresentar essa inflamação, já que seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Elas podem ser visíveis e bem palpáveis.

O aumento dos gânglios decorre de processos inflamatórios ocasionados pelo contato diário com vírus e bactérias. No caso do linfonodos o aumento pode ser ocasionado por outras doenças incomuns:

  • Tuberculose;
  • Infecções localizadas;
  • Doenças autoimunes;
  • Linfomas e;
  • Leucemias

Porém, não se atemorize. Não quer dizer que indique leucemia. O aumento é um mecanismo principal de reação de um processo inflamatório. Por isso é preciso orientação médica.

Veja como detectar o “Caroço”

  • 1ª Pista: Aumento do tamanho do gânglio no local. Se ele não parar de crescer vá ao médico imediatamente para ser avaliado;
  • 2ª Pista: Se houver dor intensa somado a aumento do tamanho, pode ser necessário antibióticos e anti-inflamatórios prescritos somente pelo médico;
  • 3ª Pista: Ainda que a infecção exista, você pode mexer no caroço e perceber que ele sai do local ou não. Em todo caso ir ao pediatra é o indicado.

Leia mais: Meu bebê ronca, o que pode ser?

Ao notar esses “caroços” procure um médico. Ele indicará exames para diagnosticar qual é o caso, qual foi à causa e assim passar o tratamento correto.

O tratamento pode ser variado, mas geralmente é um evento benigno.

Não tome decisão por si mesma. Nada de aplicar pomadas ou dar remédios ao seu bebê sem prescrição médica. Isso pode agravar o quadro e complicar o tratamento.

O mais importante é levar o bebê ao médico, assim que notar o caroço.

Já passou por essa experiência? Comente conosco.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 24 comentários

  1. Izabor

    Eu já tive isso quando criança, o meu caroço ficou muito grande, tão grande que eu fiquei quase sem pescoço do lado direito, tive uma infecção muito forte e fiquei internada por 14 dias, tomando antibióticos e fazendo compressa de água quente… Minha mãe sempre diz que eu fiquei muito mal.

  2. Alexandra

    Boa tarde.
    Meu filho já teve os gânglios do pescoço aumentados, com menos de 1cm, móveis e não doíam. Levei ao pediatra e, após examiná-lo, disse não ser nada grave, provavelmente era uma reação do organismo ao nascimento dos dentes. Ele ficou assim por 3 meses, justamente o período em que a gengiva estava inchada. Quando os dentes romperam os gânglios desincharam.
    O médico pediu para reparar em alguns sinais: tamanho, mobilidade, dor e se a criança está passando por algum processo infeccioso ou inflamatório (gripe, resfriado, dor de ouvido, garganta, nascimento dos primeiros dentes, …). E me tranquilizou que, nesses casos, é normal. É o organismo reagindo a agentes que a criança ainda não teve contato.
    O principal é SEMPRE LEVAR AO MÉDICO para esclarecer.

  3. Marli

    Oi minha Filha tem um ano e nove meses a mais ou menos uns tres meses apareceu um caroco no pescoso acima da cavicula agora nasceram mais na nuca eles saem do lugar e estam crescendo.

  4. Silmara

    Marli, como ficou o caso da sua filha? Qual foi o diagnóstico?

  5. Priscila

    Meu filho tem 3 meses e também apareceu um caroço em cima da clavícula.
    Levei numa especialista recomendada pela pediatra e ninguém me dá certeza de nada, pedem apenas para esperar.
    Disseram que pode ser desde inflamação da BCG quanto um câncer e que tem 1 cm mas é pra ficar de olho que se chegar a 2 cm vão fazer uma cirurgia para retirar.
    Do contrário é pra sumir sozinho até os 6 meses, no máximo até 1 ano.
    É complicado, fico extremamente triste.

  6. Roseane

    Olá,meu filho tem 6 anos e nunca teve esses “caroços ” tão aumentado assim. Depois q teve zica, percebi esses”caroços” ja levei ao pediatra..É ela disse q tem q sumir em uma semana. Estou tão preucupada! Ele tem no pescoço,axila e virilha

  7. andrea

    oi meu filho tem 2 e 6 meses e apareceu um caroco do lado direito no pescoco o medico disse ..qie era uma ingua por conta dele ter tido uma infeccao de garganta..e ele eata com o caroco..o medico disse q e normal..que vai sumir…

  8. tailane

    Meu bebe tem sete meses e ta com um caroço no pescoço. Já levei na pediatra ela passou antibiótico ele tomou . Ficou bem pequeno mais agora notei que aumentou novamente. O que pode ser?

  9. Tay

    minha filha tem 1 e 2 meses e notei o primeiro nódulo no pescoço um pouco atrás da orelha do lado direito quando ainda estava com 8 meses. Levei na pediatra ela falou que eram pelo nascimento dos dentinhos é que em um mês voltaria ao tamanho normal.. Ela não passou nenhum tratamento nem exames e ela já está com quatro dois do lado direito um do esquerdo e outro maior já próximo a garganta. Levarei hoje em outro especialista para saber o que é

  10. Simone

    Minha bebê esta com um ano e dois meses , apareceu um caroço do lado E próximo a nuca quando tinha quinze dias e até hoje não sumiu, levei para pediatra avaliar quando ainda RN a mesma me orientou que era normal e sumiria na fase de crescimento!!!! Hoje levarei em outro especialista pois estou ficando preocupada , apesar de parecer estar do mesmo tamanho desde que surgiu!!!!! Volto para dizer como foi a consulta!!!!Obrigada pela oportunidade de expressão , estou mal , passam mil coisas nas nossas cabeças,,,,

  11. Regiane

    Meu bebê tem vários carocinhos no pescoço inclusive uns dois na cabeça, desde que nasceu, hoje ele está com dois anos e cinco meses, me preocupo muito com isso, pois eles estão maiores do que antes, um deles não para de crescer, todas as vezes que vou ao pediatra peço exames e eles me dizem sempre a mesma coisa que isso não é nada que não preciso me preocupar, mas não tem como não se preocupar, Deus ajude que não seja nada mesmo 🙁

  12. vanessa

    Meu filho tem 7anos e a tres anos eu percebi um caroco do lado esquerdo do pescoco levei imediatamente ao pediatra ele disse q possivelmente era uma ingua e q era pra ir observando pra v se crescia. N cresceu mas ate hj n desapareceu

  13. Nena

    Percebi no meu filho de 1 ano e 10 meses, 2 caroços pelo pescoço e 1 abaixo do queixo. São pequenos e irei levar ao endocrinologista para ver. Como tem infeçções com frequência acredito que tem haver.

  14. Marcia silva

    Minha bebê tem 4 caroços no pescoço desde os 8 meses levei no pediatra é ele falou que e normal hoje ela ta com 1 ano e 2 meses e os caroços não sumiram vou levar em outro pediatra pra resposta

  15. Juliane Daniela

    Minha bb tem 1 ano e 3 meses sou mae de primeira viagem . Fiquei horrorizada quando vi isso nela. É no lado esquerdo do pescoço. Tava lendo uns comentários de algumas mamães e vi q seria por causa dos dentinhos. E na minha filha agora q os dentinhos dela estão aparecendo. Mais vou levar a um especialista pra ver o q realmente deve ser. Estou preocupada.

  16. Lucineide

    Meu bb tem 2 aninhos e por volta de 3 semanas percebi este caroço no pescoço do lado direito, estou preocupada e ainda não levei no médico.
    Vou levar logo no pediatra.

  17. Marcia Allencar

    Boa Noite,mamães…
    Meu filho tem 2anos e 5 meses e tem mais de 1 ano que ele tem esse caroço nos dois lados do pescoço eu ja fiz fiz um monte de exames mais nunca acho um médico bom pra dizer realmente oque meu filho tem as vezes me da um desespero ver isso,mas graças a Deus ele não sente dor e nao o encomoda.
    Li os comentarios de vcs e vi que pode ser por causa dos dentes e meu filho nunca ficou chatinho nem teve febre por causa de dente sera que é por causa dos dentes esses caroços…

  18. Alves

    Olá, realmente é desesperador, sou mãe de primeira viagem também, assim como muitas mamães, estou nesse quadro pois minha bebê tem 6 meses e notei esse caroço na nuca da minha menina, fiquei desesperada nem consigo dormir direito por conta disso, estou muito ansiosa pra a consulta com pediatra .

  19. Michele Machado

    meu filho de 2anos apareceu tbem vários carocos no pescoco,nuca e orelha; to desesperada … levei a pediatra ela disse q pode ser normal pois ele teve a sindrome do pe,mao e boca será ?

  20. Italena moreira

    Eu tô aqui com meu filho tbm com esse caroço na nuca, fico preocupada levei pra uma pediatra mas ela disse q com tempo desaparecia, q e comun em criança meu filho tem 3anos estou vendo q ainda continua, vou levar ele pra outro médico pq fico aqui sem saber o q faço, sem entender nada. Sou mãe de primeira viajem tbm. Mas vou procurar um novo pedriata pra ver o q ele mim diz…

  21. Simone

    Boa tarde!
    Alguma de vcs obtiveram a resposta a respeito das ínguas?
    Estou passando por isso com minha filha de 03 anos.
    Bjs

  22. Isadora

    Olá mamaes .! Meu filho tem 4 anos. Há um ano ele teve a mononucleose infecciosa vírus erpester Barr! E apareceu vários gânglio no pescoço… E até hj eles não sumirão estou tão aflita quando toco neles ! São pequenos menores q uma ervilha

  23. Gyzelli

    Isadora meu filho est na mesma com mononucleose mas eles no fazem nem uma biópsia pra retirar o caroço que esta crescendo um crescendo e varios pequenos .. Mais de 6 meses assim e ate agora nada deles falar algo concreto. Voce teve mais alguma opinião médicaa?

  24. berenice

    oi mamaes. meu filho tem 3 anos mais a alguns meses percebi um carocinho quando ele vira o pescoço. estou com muito medo.

Deixe uma resposta