O banho de luz é um tratamento dado ao recém-nascido quando ele apresenta uma tonalidade amarelada na pele. Veja o motivo para que isso aconteça e porque o tratamento é indicado.
O que é banho de luz?
O banho de luz é um tratamento comum dado a bebês prematuros e também aos bebês que nasceram no tempo certo, mas apresentam icterícia neonatal. A Icterícia não é considerada uma doença e ocorre em cerca de 50% dos bebês, com mais chance de se manifestar em bebês prematuros.
Essa alteração fisiológica é também chamada de amarelão, justamente por deixar o recém-nascido com uma tonalidade amarelada na pele e também no branco dos olhos. A cor amarela se manifesta primeiro no rosto, entre o segundo e terceiro dia após o nascimento do bebê. Em seguida, se espalha para o tórax, abdome e pernas.
Isso acontece por causa de um acúmulo de bilirrubina no sangue, pois o fígado apresenta dificuldade em absorver toda essa substância de cor amarela, que acaba se acumulando no sangue.
Banho de luz em recém-nascido
Em geral, a tonalidade amarelada acaba regredindo por conta própria, por volta do décimo dia do nascimento do bebê. Quando isso não acontece, é necessário que o bebê receba o banho de luz, ou fototerapia.
Para identificar o nível de concentração da bilirrubina, é feito um exame de sangue quando o amarelão é notado, sendo então definido o tratamento adequado.
Para que serve?
O banho de luz é necessário quando a icterícia não reduz sozinha. Isso porque, se a bilirrubina ultrapassar os limites toleráveis, poderá se acumular no cérebro do bebê, causando danos permanentes no sistema nervoso e afetando o seu desenvolvimento.
Porém, as chances de chegar a esse nível são bem raras, ocorrendo apenas se a mãe não informar ao médico sobre o surgimento do amarelão no bebê.
O objetivo do banho de sol é converter a bilirrubina acumulada na pele numa outra substância não prejudicial, fazendo com que a coloração do bebê volte ao normal.
Por que dar banho de luz no bebê ajuda no tratamento?
O banho de luz no bebê é feito através de luzes azuis, que ajudam a metabolizar a bilirrubina e a transformar em substância não-tóxica, sendo então excretada pelo fígado. O bebê é exposto a esse tratamento diariamente, até que os níveis da substância estejam seguros.
Como fazer banho de luz no bebê?
Quando a icterícia no bebê apresenta um nível bem leve, é possível que o médico indique somente um banho de sol. Nesse caso, ele poderá ser feito no colo da mãe, deixando o bebê com o rosto contra o sol de modo que não atinja os seus olhos. É importante que o clima não esteja frio e que não haja vento.
No caso de fazer banho de luz no hospital, o bebê é colocado em um berço sem roupinhas e com os olhos cobertos por uma máscara protetora, recebendo uma fonte de luz azul.
Quanto tempo expor o bebê à luz? Quantos minutos por dia?
No hospital, o tratamento leva cerca de 2 a 7 dias, dependendo da necessidade.
O banho de sol deverá ser feito por cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, sempre antes das 10h e após as 16h. É importante respeitar os horários do banho de sol, pois se não for feito dentro do horário recomendado, pode trazer riscos causados pela exposição solar.
Confira nesse vídeo o banho de sol do pequeno Vinícios, na maternidade Santa Lúcia: